Festa com entrada franca acontece neste sábado (10) e domingo (11) na Avenida Ulysses Guimarães

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10) publicou a Lei 16.644, sancionada na véspera pelo governador Geraldo Alckmin, que inclui no calendário turístico de São Paulo a festividade “Black June”, realizada anualmente no segundo final de semana de junho em Rio Claro. Autor do projeto 443/2017 em parceria com as deputadas Leci Brandão e Márcia Lia, o deputado Aldo Demarchi acredita que o reconhecimento da importância dessa festa pelo governo paulista deverá fortalecer as suas próximas edições.
Na justificativa da proposta, os parlamentares argumentam que “o principal motivo da realização da Black June é fomentar para a juventude da cidade, da região e do Estado esse espaço de enfrentamento ao racismo e à opressão por meio da cultura e da estética da população negra.”
Organizada há cerca de 50 anos, ela surgiu como uma festa ao mesmo tempo junina e comemorativa ao aniversário do patriarca da família Santana, porém o número de participantes cresceu muito. O atual formato existe desde 1998, com a participação de parentes e amigos, onde cada pessoa levava um prato.
Hoje, a Black June conta com um público de cerca de mais de 10 mil pessoas e é realizada na Avenida Ulysses Guimarães entre as avenidas 22-A e 24-A, no bairro Bela Vista, em Rio Claro. Hip hop, jongo, samba, tambu e outras manifestações culturais ligadas á comunidade negra fazem parte do evento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.