Diretora do Procon Rio Claro, Cátia Gabeloni alerta para cuidados para garantir compras seguras
O comércio vive um período de aumento nas vendas devido à Black Friday, a liquidação criada nos EUA que já se tornou tradição no Brasil. A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro, no caso deste ano, amanhã, dia 29. Mas em grande parte das lojas, prestadores de serviços, restaurantes e outros estabelecimentos, as promoções já acontecem ao longo de todo o mês.
Em entrevista à rádio Jovem Pan News nesta quarta-feira (27), a diretora da Procuradoria de Defesa do Consumidor- Procon/Rio Claro, Cátia Gabeloni, alertou os consumidores sobre os cuidados que ajudam a evitar golpes e armadilhas durante as compras. Segundo Cátia, as queixas do órgão são muitas, como relacionadas às entregas de produtos que não estão de acordo com o que foi anunciado, e não cumprimento dos prazos. Lembrando que nos casos de compras on-line, a lei estabelece prazo de até sete dias para que o consumidor desista da operação.
Leia também:
Black Friday: 9 em cada 10 brasileiros pretendem comprar
Uma outra preocupação está relacionada aos golpes, pois existem muitos sites falsos de vendas de produtos, e o consumidor nunca recebe sua mercadoria. É preciso também ter cuidado ao fazer os pagamentos pela internet, evitando fornecer dados em caso de página não confiável. “Se for comprar com cartão de crédito, a opção é gerar um cartão virtual, temporário, para efetuar a operação. Antes de comprar, porém, consulte os sites do Procon Rio Claro e do Procon São Paulo, onde está disponibilizadas as listas de endereços eletrônicos não-recomendados. Isso pode evitar prejuízos e transtornos” explica a diretora do Procon.