A data de vendas mais aguardada antes do Natal é a Black Friday. O movimento comercial que acontece em todo o mundo é realizado sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. A ideia surgiu nos Estados Unidos e no Brasil ocorreu pela primeira vez em 2010. O dia especial, em Rio Claro, também será celebrado entre os lojistas nesta sexta-feira (24).

O comerciante Fernando Mayer, proprietário de uma loja de semijoias na Rua 5 com Avenida 3, preparou o estabelecimento junto à esposa Maria Isabel para a Black Friday. “A loja existe há 13 anos e já participamos outras vezes do movimento. No entanto, neste ano ‘entramos de cabeça’, pois é uma oportunidade para vendas, o mercado teve uma reação neste mês”, comenta.

Para o lojista, neste ano a promoção poderá render entre 30% e 40% a mais em vendas. “Criamos três tipos de descontos, em 20%, 30% e 50%. Como somos fabricantes, conseguimos dar preços ainda melhores”, afirma.

Para o arquiteto Beto Gallo, apesar de no Brasil a promoção da Black Friday estar envolta em polêmicas de mudanças bruscas de preços, o consumidor pesquisa os valores. “Os clientes sabem quando isso acontece. É um dia de varejo especial, nós praticamos descontos reais de 20% a 70% em vários produtos da loja. Todo ano participamos”, completa.

Apoio

A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) apoia o movimento no município. Para o gerente executivo Clóvis Delboni, esta é uma grande oportunidade para que se alavanquem as vendas antes do Natal. “A Acirc tem orientado os lojistas para esta data. Às orientações são para as boas práticas comerciais. Ou seja, os descontos têm que ser verdadeiros. Também que as lojas sejam decoradas ao estilo Black Friday”, detalha.

Shopping

Além do comércio popular de rua, o centro de compras do Shopping Rio Claro também entra na onda da Black Friday. Além desta sexta-feira (24), os estabelecimentos do local promovem preços especiais para os consumidores até o próximo domingo (26).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.