Os cartórios eleitorais de Rio Claro irão funcionar em regime de plantão no dia 13 de julho, próximo sábado, das 8h às 13h.

A ação visa estimular o comparecimento do eleitor, inclusive aqueles que não têm disponibilidade durante a semana. O agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório.

Até essa quarta-feira (10), segundo dados do TSE, de 148.359 eleitores rio-clarenses, 81.965 já contam com a biometria, o que representa 55,25% do total.

Município

Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O receio é de concentração da demanda no fim do prazo, causando transtornos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título.

Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.

Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso. Os eleitores devem obrigatoriamente levar documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver.

Maiores de 70

O cadastramento biométrico é gratuito e também obrigatório para maiores de 70 anos. Assim, aqueles que tenham mais de 70 anos também devem fazer o cadastramento para não ter o título cancelado, o que os privaria do direito de participar das próximas eleições, caso por qualquer motivo queiram votar, pois seus dados não vão constar do caderno de votação e da urna eletrônica.

Alerta-se que nos meses que antecedem as eleições não é possível o restabelecimento do título, que permanecerá cancelado, inclusive na certidão de quitação eleitoral, pois o cadastro de eleitores fica fechado até o pleito. A 110ª Zona Eleitoral fica na Rua 8, 819, avenidas 5 e 7. Já a 288ª Zona Eleitoral está localizada à Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.