Biblioteca do Centro Cultural tem grande acervo de livros de literatura

Lucas Calore

O Dia do Bibliotecário foi celebrado no Brasil nesse sábado (12). Para falar sobre a importância da data e da leitura para a sociedade, o JC foi conferir os acervos das bibliotecas públicas municipais de Rio Claro. O bibliotecário da Secretaria Municipal de Cultura, Samuel Luiz Rosa, formado pela UFSCar, informou que há cinco bibliotecas públicas no município.

Samuel Luiz Rosa, bibliotecário da Secretaria Municipal de CulturaSamuel Luiz Rosa, bibliotecário da Secretaria Municipal de Cultura
Samuel Luiz Rosa, bibliotecário da Secretaria Municipal de Cultura

No Gabinete de Leitura, no Centro, há a BPM “Lenyra de Camargo Fracarolli”; no Centro Cultural Roberto Palmari, a BPM “Maria Victoria Alem Jorge”; na Fundação Ulysses Guimarães há dois núcleos: de 5 a 6 mil livros do acervo de Ulysses Guimarães e 15.399 livros do acervo do jornalista João de Scantimburgo, que ocupou um lugar na Academia Brasileira de Letras e trabalhou por anos em Rio Claro); no Cervezão, a BPM “Zeverina Qüilici Tedesco” e outra biblioteca no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Mãe Preta.

Influência digital

Para Rosa, a informatização da leitura é uma ferramenta e não substituiu o livro de papel. Mesmo com e-books (livros digitais) sendo vendidos, há público que prefere o impresso e esses livros tradicionais não deixarão de existir. “A leitura precisa ser incentivada no ser humano desde criança. É um hábito e não deve ser perdido ao longo do tempo”, afirma o bibliotecário.

Frequência

No Gabinete de Leitura, mesmo com o avanço da internet, é grande a procura pelos livros, com média de 100 exemplares retirados por dia. Na biblioteca do Centro Cultural, só no último mês de fevereiro, mais de 1.300 livros foram emprestados, sobretudo por estudantes em busca de literatura.

Doações

O Gabinete de Leitura está para lançar em breve um novo projeto em que colocará geladeiras, que antes não tinham mais uso, com livros para serem emprestados gratuitamente em praças de bairros e distritos de Rio Claro, onde o público não tem tanto acesso à leitura.

O Gabinete está aceitando doações do público que tem o eletrodoméstico em casa e que não o usa para transformá-lo nessas estantes especiais. Livros podem ser doados diariamente também, assim como na biblioteca do Centro Cultural.

Biblioteca do Centro Cultural tem grande acervo de livros de literatura
Biblioteca do Centro Cultural tem grande acervo de livros de literatura

Conservação

Leitores ouvidos pela reportagem do Jornal Cidade se queixaram da conservação das bibliotecas no Gabinete de Leitura e Centro Cultural. Eles cobram melhorias quanto à estrutura dos prédios, que apresentam problemas por conta da deterioração pelo tempo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%