Da Redação

Julgamento que definiu pena para os condenados na morte de idoso durou mais de 14 horas
Julgamento que definiu pena para os condenados na morte de idoso durou mais de 14 horas

A condenação de Helcio Alves Carvalho e Axel Leonardo Ramos pela morte do idoso Benedito Santana de Oliveira foi decidida após quatorze horas de julgamento nessa terça-feira (28). Os jurados decidiram que a dupla vai responder por homicídio qualificado por motivo torpe e homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e meio cruel, respectivamente.

Mesmo com a decisão, o advogado da família, Luiz Angelo Cerri Neto – que representa o caso juntamente com Roberto Parentoni na Parentoni Advogados – afirmou nessa quarta-feira (29) que vai entrar com pedido para uma pena mais severa. Ele ainda detalha que o julgamento foi longo, em virtude das partes que precisavam ser ouvidas. “Foram ouvidas seis testemunhas e interrogados os réus. Depois a acusação teve duas horas e meia e a defesa o mesmo. Tivemos mais duas horas de réplica e a defesa o mesmo tempo para tréplica”, frisou.

Para ele, a sentença que foi proferida pelo juiz Walter Ariette foi feita com base nas provas apresentadas pela acusação. “A defesa disse que eles não tinham intenção de matar. Mas quem não quer matar, não chute uma pessoa que já está desacordada. E o principal é que, quem não quer matar, e só machucar, ao menos iria demonstrar para a família da vítima que está arrependido e pediria desculpas, e não dizer que foi agredido primeiro e revidou a agressão”, frisou Luiz Cerri.

Durante o dia todo o movimento foi intenso no tribunal e diversas pessoas acompanharam o julgamento, inclusive representantes da Comunidade Negra de Rio Claro. Tanto as famílias dos réus quanto os filhos da vítima estavam presentes e a tensão aumentava conforme as horas se estendiam.

O caso

Há pouco mais de dois anos, Benedito Santana de Oliveira foi agredido por três rapazes na região central da cidade. O ato, praticado nas imediações da Rua 2 com a Avenida 3, fez com que o guardador de carros ficasse internado por quinze dias na UTI da Santa Casa. Uma semana depois de receber alta, Benedito retornou ao hospital pela primeira vez e, depois de uma sequência de complicações acabou morrendo no dia 1º de julho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.