O uso de imagens da criança e da mãe com os policiais não foram autorizadas por ela. Essa é uma foto ilustrativa.

A ação rápida de uma equipe da Polícia Militar de Rio Claro salvou a vida de um bebê recém-nascido que havia se engasgado com leite.

Consta no boletim de ocorrência que a mãe amamentava o bebê quando percebeu que ele havia se engasgado com o leite. Sem saber como agir e vendo o perigo que o filho corria, ela entrou em desespero e saiu em direção à rua, pedindo por socorro. Vizinhos perceberam a gravidade e ligaram 190, sendo que uma equipe chegou rapidamente ao local.

Os policiais relataram que encontram o bebê no colo da mãe e que a criança não respondia a estímulos. Imediatamente os PMs iniciaram os primeiros socorros, efetuando a manobra de Heimlich e, após alguns segundos, a criança recuperou a consciência.

Na sequência, a mãe e o filho foram socorridos até a Unidade de Pronto-Atendimento do Jardim Cervezão, onde uma equipe de plantão já os aguardava.

A criança foi medicada e permaneceu em observação.

No caso de bebês, o procedimento correto é colocar a vítima sobre o colo, com a cabeça levemente mais baixa que o tronco, e dar cinco tapas firmes nas suas costas (com a parte mais “dura” da mão) mais ou menos na altura dos ombros.

Entenda

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Em bebês a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido. Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.