A equipe bauruense estava classificada para os playoffs oitavas de final do NBB e iria enfrentar o time de Mogi das Cruzes

A Liga Nacional de Basquete (LNB) informou em seu site oficial que o Bauru Basket pediu o afastamento da equipe na atual temporada do NBB. Segundo a entidade, tal atitude busca cumprir todos os compromissos já estabelecidos para as disputas 2019/2020 e, principalmente, visando ao planejamento para a próxima temporada, e a equipe do interior paulista foi extremamente cautelosa para tomar essa decisão.

“Todos estão passando por um momento muito difícil tanto do ponto de vista de saúde, quanto financeiro. Diante deste cenário, optamos por adotar uma condução proativa, ponderada e responsável. Assim, o Bauru Basket decide, já alinhado com a direção da LNB, com o elenco e comissão técnica, em não mais aguardar a sequência do NBB”, explica o presidente do Bauru, André Goda. “Na velocidade em que as coisas estão indo, o melhor a se fazer agora é nos preservamos e nos planejarmos para o futuro em segurança e com equilíbrio financeiro”, finalizou.

“É preciso se solidarizar com Bauru pela responsabilidade com os parceiros e com a cidade, além da honestidade com todos os clubes do NBB, por tomar uma decisão tão difícil como essa. Mais do que tentar buscar soluções para a continuação desta temporada, todos nós já estamos tentando antever os desafios que teremos para o próximo campeonato. Nesse sentido, a diretoria do Bauru Basket tem total direito de trabalhar pelo futuro da equipe”, afirmou Nilo Guimarães, presidente interino da LNB.

Há aproximadamente três semanas, os clubes do NBB decidiram, de forma unânime, que a temporada 2019/2020 seguirá partindo automaticamente para os playoffs. O time de Bauru encerrou a fase de classificação na 12ª colocação, sendo a última equipe que avançou para a próxima etapa da competição.

Na tarde de ontem (16) mais uma equipe confirmou que não seguirá na disputa nacional, mesmo classificada para os playoffs. A informação foi publicada pelos atletas que receberam a informação de uma maneira pouco comum: por carta. Todos os atletas do elenco foram informados de que deveriam ir até a sede do clube no próximo dia 29, com carteira de trabalho, para fazerem o exame demissional.

“Tendo em vista o contrato especial de trabalho desportivo pactuado entre as partes, serve a presente para informá-lo que o Esporte Clube Pinheiro (sic) não tem intenção em formalizar proposta para sua renovação quando do seu vencimento, ficando V. Sa. desde já dispensado da sua atividade laboral”, diz a carta enviada pelo departamento de recursos humanos do clube.

Rio Claro Basquete

O Leão segue com as atividades paralisadas e aguarda um posicionamento da Liga. Na última terça (14), através de videoconferência, o técnico Fernando Penna participou da reunião com outros treinadores de times do NBB e da LNB, na qual diretrizes de um retorno da competição foram discutidas. De acordo com o técnico do RC Basquete, o cenário no País ainda não permite previsão.

“Conversamos com o diretor Paulo Bassul para vermos possibilidades de alguma formação dos playoffs, modo de disputa para quando clarearem as coisas. Foi discutida também uma ordem médica para a volta dos treinos e jogos, mas com o cenário que estamos fica difícil definir algo”.

Novo Basquete Brasil

O NBB-12 ainda não tem data para seu reinício. Segundo nota no site da Liga Nacional de Basquete, a situação do coronavírus no Brasil está sendo acompanhada diariamente.

De acordo com o comunicado, a Liga Nacional de Basquete (LNB) “ainda estuda todas as possibilidades para o retorno da competição. No entanto, ficou determinado, de forma unânime, que a partir de hoje [quinta] a temporada irá seguir partindo automaticamente para a fase de playoffs”.

A competição está parada desde o dia 15 de março. Várias equipes entraram no período de pausa com diferença no número de jogos disputados. Para resolver a questão, a tabela de classificação final ficou definida pela ordem dos times através do aproveitamento de vitórias até a última partida realizada na temporada regular.

Flamengo, Franca, São Paulo e Minas já estão automaticamente classificados para as quartas de final. As equipes esperam pelos vencedores dos confrontos das oitavas de final que estavam definidos da seguinte forma: Mogi x Bauru; Pinheiros x Paulistano; Corinthians x Unifacisa; e Botafogo x Rio Claro. Com a desistência de Bauru e Pinheiros, resta saber como ficarão os confrontos e se Mogi e Paulistano avançaram direto para as quartas de final.

Bastidores

Há informações extraoficiais de que existe o risco de outras equipes dispensarem seus atletas, uma vez que o orçamento previsto era até abril.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA