Bariátrica: confeiteira de RC enfrenta dificuldade para realizar exame pré-operatório

Bariátrica: confeiteira de RC enfrenta dificuldade para realizar exame pré-operatório

A confeiteira Nathalia da Gloria, de 33 anos, reside em Rio Claro e, desde agosto do ano passado, segue no caminho necessário para realização de uma cirurgia bariátrica, indicada pelo seu médico para que possa ter mais qualidade de vida e evitar problemas de saúde futuros.

“Dei entrada na papelada para a cirurgia em 28 de agosto de 2022 e até então tudo estava correndo bem, fiz os exames necessários com certa rapidez”, relata a rio-clarense.

Em janeiro foram necessários outros exames de sangue, novamente a confeiteira os realizou, mas faltava um dos mais essenciais, uma endoscopia que teria sido agendada erroneamente, segundo Nathalia.

“Fui encaminhada para fazer o exame em uma unidade do AME, mas o peso foi colocado errado, fiz o jejum necessário e, na hora do procedimento, não pôde ser realizado, pois era necessária sedação. Então parti para conseguir realizá-lo no local indicado, que seria a Santa Casa de Rio Claro”, relata.

Mas o tempo é um inimigo encontrado pela jovem confeiteira. Com 171 quilos, Nathalia da Gloria precisa realizar o exame para conseguir fazer sua cirurgia. O último retorno antes da operação será em 4 de maio e, até agora, segundo a solicitante, nada foi agendado.

Questionada, a prefeitura de Rio Claro informou que “a Fundação Municipal de Saúde encaminhou a solicitação do exame para a Santa Casa, que é responsável pelo agendamento do procedimento”.

Ouvida, a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro informou que está com o nome da paciente para realizar o agendamento do procedimento, encaminhado pela central de regulação, mas que é possível marcá-lo conforme a autorização do município e as cotas de subvenção. Informou também que existem exames agendados no momento, até o final do mês de maio.