O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro, que abre as portas todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 7 horas às 11 horas para receber doadores, tem notado a ausência de voluntários.

Um levantamento dos profissionais apontou que, de acordo com a demanda utilizada por pacientes, o ideal seria que nos dias de coleta das bolsas pelo menos 24 doadores comparecessem ao local. Na manhã de ontem (17), até as 9 horas, apenas dois voluntários tinham ido até o Banco de Sangue realizar o ato solidário.

“No mês de julho sempre notamos essa queda. Pode ser que o período de férias ou o inverno tenha alguma ligação, mas o fato é que os pacientes que precisam não podem esperar por essa fase de baixa. Não existe um tipo sanguíneo que estamos procurando, precisamos de todos, mas principalmente de O+ (positivo) e O- (negativo)”, afirma a biomédica Caroline Sorrente Pires.

A profissional ainda chama a atenção para o procedimento que demora menos de uma hora: “A coleta da bolsa de sangue dura em torno de 40 minutos. É importante frisar também que o voluntário, caso seja empregado, ao doar recebe um atestado que abona o dia de trabalho”.

Para o procedimento é preciso levar um documento com foto e entre as principais condições estar bem alimentado, em bom estado de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos há 24 horas.

Campanha

Até o fim do mês de julho, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza a campanha “Bombeiro Sangue Bom”. A ação acontece anualmente e teve o seu lançamento oficial no dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia do Bombeiro Brasileiro. O objetivo da campanha é alcançar o maior número possível de doadores de sangue no inverno, período em que as doações registram queda e a capacidade dos estoques de sangue chega à metade.

Novidade

A partir de agosto, o Banco de Sangue também irá abrir as portas para receber doadores todo o primeiro sábado de cada mês.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.