Atualmente o banco conta com dez doadoras mensais; seria fundamental que a média fosse de pelo menos 20 mães doando

Laura Tesseti

Atualmente o banco conta com dez doadoras mensais; seria fundamental que a média fosse de pelo menos 20 mães doando
Atualmente o banco conta com dez doadoras mensais; seria fundamental que a média fosse de pelo menos 20 mães doando

Os estoques do Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro estão, desde janeiro deste ano, abaixo da média. Segundo informações da técnica de enfermagem responsável pelo banco, Juliana Iambassi Paulino, por mês, cerca de dez mães doam leite, sendo que o mínimo necessário seriam 20 mulheres doando.

“Não faltou leite aos recém-nascidos internados na UTI neonatal, mas precisamos sempre de doações, pois os estoques precisam ser repostos”, explica a técnica.

Atualmente oito bebês com peso abaixo de dois quilos estão na UTI da Santa Casa e dependem desse leite materno que é doado. Logo após o nascimento do bebê, a mãe produz muito leite e a criança acaba não conseguindo consumir todo o alimento. Muitas mulheres costumam tirar esse leite e descartar, mas, ao invés disso, o Banco de Leite da Santa Casa recomenda que a doação seja realizada.

O volume mínimo para ser doado é de 200 mililitros, pois só a partir dessa quantidade é possível pasteurizar o leite. “Muitas mães pensam que essa quantidade é diária, mas não, recolhemos os vidros uma vez por semana, então um pouquinho por dia permite que ela alcance os 200 ml”, esclarece a profissional.

Para as mamães que querem doar, é preciso que tenham realizado todos os exames do pré-natal e que não sejam fumantes. O contato com o Banco de Leite deve ser feito pelo telefone (19) 3535-7024, preferencialmente na parte da manhã.

“Passamos todas as instruções para as doadoras e enviamos via motoboy um kit com máscara, touca, etiquetas e também dois potes de vidro com tampas plásticas para o armazenamento do leite, além de instruções escritas sobre o procedimento. Nossa equipe passa uma vez por semana para coletar o leite doado” explica.

DOAÇÃO DE VIDROS

O Banco de leite recebe também a doação de potes de vidro com tampas plásticas para o armazenamento do leite. Para doar, é só entregar o material na recepção da Santa Casa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.