Carine Corrêa

A partir desta terça-feira (6), os bancários entram em greve com o objetivo de conseguir – entre outras reivindicações – o reajuste salarial de 16%. Os bancos apresentaram aos trabalhadores uma proposta de reajuste em 5,5%.

Em uma assembleia na sexta-feira (2), a categoria votou por unanimidade em Rio Claro para rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, por consequência, aderir à paralisação.

Reginaldo Breda, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e região, afirmou na ocasião que a proposta apresentada pela Fenaban é menor em 4,38% que o índice inflacionário do período, que é de 9,88%, e não contempla os anseios da categoria. Ainda segundo a direção do sindicato, a greve tem início nesta terça e prossegue por tempo indeterminado.

Bancários reunidos no Jardim Público na manhã desta terça-feira (6)
Bancários reunidos no Jardim Público na manhã desta terça-feira (6)

Com a greve dos bancos, quais são as opções?

O Procon sempre alerta os consumidores de que a greve não os exime do pagamento das contas, já que existem outras formas de cumprir essa obrigação, como caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes bancários, internet banking etc.

FUNCIONAMENTO

As agências do Banco do Brasil e da Caixa Federal estão fechadas para atendimento ao público. Já os bancos privados ainda não decidiram se irão aderir ou não.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.