VELHA GUARDA - O músico Monarco é referência do cancioneiro popular e se tornou líder da Velha Guarda da Portela

Divulgação

O Sesi Rio Claro recebe nesta sexta-feira (28), às 20h, Monarco da Portela e Mania de Samba, com apresentação que homenageia todos que fizeram parte da trajetória dos 81 anos de música do artista e traz ao palco canções como Fingida, Poeta Apaixonado e Tristonha Saudade. A entrada é gratuita.

VELHA GUARDA - O músico Monarco é referência do cancioneiro popular e se tornou líder da Velha Guarda da Portela
VELHA GUARDA – O músico Monarco é referência do cancioneiro popular e se tornou líder da Velha Guarda da Portela

Na tradição popular urbana carioca, Hildemar Diniz, conhecido como Monarco da Portela – mais que um apelido, uma referência à qualidade de seu trabalho –, é considerado integrante da linhagem nobre do samba de raiz, manifestação cultural de origem africana produzida pelas camadas populares e surgida no Brasil durante a segunda metade do século XIX.

Discípulo de Paulo da Portela (1901-1949), um dos seus pioneiros, em 1950, ingressou na ala de compositores da Portela, sua paixão, da qual foi diretor de harmonia e, mais tarde, líder da Velha Guarda. Monarco produziu canções com melodias refinadas e letras de notável qualidade poética, tornando-se um dos maiores músicos da história do país.

Entre seus grandes sucessos estão: Vida de Rainha, Passado de Glória e Coração em Desalinho, gravado por Zeca Pagodinho (1959), com intensa repercussão em todo o Brasil.

INGRESSOS

Os ingressos podem ser retirados na secretaria única do Sesi, portão 1. No dia do espetáculo, será distribuída uma cota de ingressos 1h antes na bilheteria, portão 2.

Os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Basta fazer o cadastro e efetuar a reserva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-5650.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.