Copa Brasil de Balonismo terá mais de 30 equipes em Rio Claro

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai analisar em breve um projeto de lei apresentado na quinta-feira (18) pela deputada estadual Dani Alonso (PL) que propõe conceder o título de “Capital Estadual do Balonismo” ao município de Rio Claro. A proposta chega à Alesp quase um ano após os parlamentares federais da Câmara dos Deputados rejeitarem conceder o título de “Capital Nacional do Balonismo” para a cidade.

Segundo a deputada Dani Alonso, a realização de competições nacionais, continentais e mundiais da modalidade não é a única razão pela qual o município de Rio Claro merece ser laureado com o título.

A parlamentar destacou que o município, há 10 anos, foi sede do Campeonato Mundial de Balonismo “Coroando a vocação da cidade para esta prática esportiva, Rio Claro foi a cidade escolhida para a realização do mais importante evento internacional dessa modalidade”, acrescenta.

A deputada também afirma que “O rio-clarense demonstra possuir intensa relação afetiva com o esporte, o qual já faz parte do calendário de eventos culturais da cidade do interior de São Paulo. Estamos convencidos de que a concessão do título de Capital Estadual do Balonismo a Rio Claro constitui, também, importante forma de reconhecimento da identificação de seus habitantes para com o balonismo e importante meio de auxiliar o investimento no ramo”, declara.

Em 2023, Rio Claro sediou a Copa Brasil de Balonismo, evento que contou com mais de 30 equipes, sendo pilotos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e também do Distrito Federal.

Título Nacional

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou em 17 de maio de 2023 um parecer do relator deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) que retirou de Rio Claro a indicação do título de Capital Nacional do Balonismo. O projeto de lei que tramitava desde 2017 na Casa de Leis, também de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PL), foi alterado e concederá ao município de Torres, no Rio Grande do Sul, esse título.

Paralelamente, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Capitão Augusto (PL) apresentou outro projeto para conceder à cidade de Boituva, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional do Balonismo Turístico ser considerado como um dos maiores portos de balões da América Latina. Nessa última semana, a proposta recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Turismo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.