Multa foi aplicada a suspeito que estava com 32 balões em uma chácara no Parque dos Eucaliptos

Carine Corrêa

Uma operação da Polícia Ambiental durante o final de semana resultou na apreensão de 32 balões no bairro Parque dos Eucaliptos, que estavam prontos para serem soltos. A informação chegou à Polícia Ambiental de Rio Claro por meio de denúncia.

A denúncia indicava que alguém estava soltando balões naquela região. Os policiais foram até o endereço e acabaram encontrando um homem que confessou que fabrica balões. Em sua chácara, foram localizados 32 balões de seda com tochas, prontos para serem soltos.

O homem foi autuado com uma multa de R$ 160 mil e deverá responder pela Lei de Crimes Ambientais. O valor da multa, segundo a Polícia Ambiental, é calculada por unidade.

Balões foram apreendidos pela Polícia Ambiental no Parque dos Eucaliptos, durante fim de semana
Balões foram apreendidos pela Polícia Ambiental no Parque dos Eucaliptos, durante fim de semana

Lei

A lei é clara: soltar balões é crime. O advogado Alexandre Carrille, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Rio Claro, reforça: “É crime ambiental, sujeito a prisão. A polícia ambiental está em cima e, em virtude da baixa umidade, o perigo de incêndio é ainda maior”, explicou em outra oportunidade.

A Polícia Ambiental de Rio Claro faz as apreensões e o combate. “Ficamos com vistas aos indivíduos que fazem a soltura. Geralmente soltam em área rural e distante”, detalha o soldado Vergel.

Órgãos atuantes

A Defesa Civil de Rio Claro também atua neste tipo de ocorrência. Niuro Luís Ribeiro, que está à frente da Defesa Civil, fornece os detalhes. “O risco da soltura de balões aumenta com o período de estiagem: é maior a ocorrência de incêndios, principalmente na floresta e em empresas.

Existem também os perigos nas residências. O balão pode cair não só nas casas, mas também em hospitais, etc. Outra consequência que pode vir a causar é no tráfego aéreo. Rio Claro é rota de aviões e área de treinamento da AFA (Academia da Forca Aérea). A população deve denunciar para a Polícia ou Guarda Civil Municipal. A denúncia pode ser anônima”, frisou Niuro Ribeiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.