Carine Corrêa

Os índices criminais dos municípios paulistas foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nessa terça-feira (26).

O período de janeiro a abril deste ano apresentou queda na maior parte das ocorrências, se comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, casos de estupro aumentaram em 111% no quadrimestre e tentativas de homicídio em 75%. Homicídios reduziram-se em 50% no período.

A assessoria de imprensa da pasta fez contato com a reportagem do JC e enfatizou a redução em roubos e furtos. “Os roubos e furtos em geral e de veículos, juntos, tiveram queda de 19,82%. Isoladamente, os roubos em geral caíram 30,67% em quatro meses. Os furtos em geral recuaram 10,85% no primeiro quadrimestre deste ano, de 848 para 756, uma diferença de 92 casos. O mesmo crime está recuando no mês. Em abril, foi observada diminuição de 3,92% no índice.”

O comando da Polícia Militar de Rio Claro convocou a imprensa nessa terça. Em relação ao estupro, a PM alega que muitos casos ocorrem dentro de casa. “Fica complicado atuar na prevenção deste tipo de crime, que acontece muitas vezes dentro das residências”, acrescenta o major Horácio.

Assaltos no Bela Vista

Embora o número de roubos e furtos tenha se reduzido, a quantidade de assaltos na região do Campus da Unesp no bairro Bela Vista tem sido pautada em reuniões realizadas pelos universitários.

“Direcionamos o policiamento com base nos indicativos do Infocrim. Os dados neste sistema são captados a partir dos boletins de ocorrência, por isso a importância do registro”, salienta a autoridade policial. Major Horácio ainda reforça a redução de casos de furtos e roubos, mesmo com a existência de alguns fatores que propiciam o aumento em ocorrências desta natureza, como o aumento populacional e a impunidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.