FALTA RESPEITO: área, que antes abrigava a Vila Stecca, está sendo tomada pela sujeira

Sidney Navas

Alguns terrenos baldios situados no bairro Jardim Rio Claro, na região da antiga Vila Stecca (que foi revitalizada em 2011), estão sendo tomados por entulho, lixo doméstico e até mesmo por restos de cama, colchões e monitores de televisão e computadores. O entrave maior é na Rua 23, que faz fundos com uma churrascaria. A quantidade de sujeira impressiona e aflige a vizinhança que padece com a presença de ratos, baratas, escorpiões e cobras.

A dona de casa Marilsa Aparecida Campos observa que chegou ao bairro há menos de quatro anos e está farta de tamanho desrespeito. Ela teme ainda pela saúde dos dois filhos pequenos. “Os bichos literalmente invadem as nossas residências. É uma situação de risco”, comenta a mulher. Inácio Moraes não mora lá, mas sempre está na região por conta das entregas que realiza no bairro. “Esses dias eu vi um casal jogando, nesse terreno, restos de uma cama e colchões, sem se incomodar com ninguém”, reclama o vendedor.

As autoridades voltam a pedir o engajamento de toda a sociedade civil para combater o problema e assegura que a limpeza de terrenos particulares é de responsabilidade dos proprietários, mas que paralelo a isso vem realizando intervenções nesse sentido.

FALTA RESPEITO: área, que antes abrigava a Vila Stecca, está sendo tomada pela sujeira
FALTA RESPEITO: área, que antes abrigava a Vila Stecca, está sendo tomada pela sujeira

O Poder Executivo conta que nada pode fazer quando a área é de propriedade particular e apresenta algum tipo de cerca que impeça o seu acesso e devida limpeza. No caso de terrenos abertos, a prefeitura faz a limpeza e capinação e manda a conta para os donos.

Esse trabalho, segundo as autoridades, é feito por setores junto com as demais ações de manutenção da cidade, e cada região recebe as equipes de limpeza de volta assim que todos os demais são concluídos.

A administração pública lembra mais uma vez que não há motivo para jogar lixo e entulho em locais impróprios, já que atualmente RC possui toda uma gama de serviços à disposição. Acesse o site www.rioclaro.sp.gov.br e veja como ajudar o meio ambiente e a você mesmo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.