Lucas Calore

A Semana Santa está próxima e os consumidores já estão em busca das melhores ofertas de peixes. No entanto, assim como muitos alimentos do mercado, estes também estão com preços diferenciados.

Nelson Romero, que mantém uma peixaria em Rio Claro há 35 anos, comenta que essa alta se dá pelo fato da seca que afetou os rios, o que aumentou os gastos. Outro ponto refere-se ao aquecimento global que, nos últimos meses, alterou o pH da água do mar, fazendo com que a pescaria acontecesse ainda mais longe da costa, o que encarece os trabalhos.

O peixeiro Nelson, que atua em Rio Claro há décadas
O peixeiro Nelson, que atua em Rio Claro há décadas

Crise

O dono de outra peixaria na Vila Martins, Clayton Routh, afirma que as vendas ficaram equilibradas. “Quem tem o hábito de comer peixe de duas a três vezes por semana continuou comprando”, garante.

Semana Santa

Assim como no caso de Clayton, Nelson afirma que peixes “mais em conta” estão sendo mais procurados. Filé de merluza e tilápia, sardinha, pescada, pintado e cação são alguns dos peixes que estão em alta nas vendas para a Semana Santa.

Clayton mostra opções preferidas da clientela
Clayton mostra opções preferidas da clientela

Bacalhau

Ambos os empresários afirmam que, em vez de bacalhau, a clientela está preferindo diversificar no prato da Semana Santa neste ano. A substituição se dá pelo lombo de bacalhau dessalgado, que tem valor mais acessível e o cliente tem menos trabalho para preparar. Além disso, peixes assados em geral e porções criadas com várias espécies também estão nos planos dos clientes.

Preços

É possível encontrar em Rio Claro preços de peixes mais comuns, como a sardinha, a partir de R$ 5,50 o quilo. Já o Haddok, peixe exótico, sai a R$ 120,00.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.