Carine Corrêa

Motocicletas estacionadas na Avenida 4, entre as ruas 3 e 4. Na foto detalhe, aviso que foi fixado por desconhecido alerta quanto ao roubo de motos naquela região
Motocicletas estacionadas na Avenida 4, entre as ruas 3 e 4. Na foto detalhe, aviso que foi fixado por desconhecido alerta quanto ao roubo de motos naquela região

Basta passar pela Avenida 4, entre as ruas 3 e 4, para notar um aviso incomum: “Alto índice de roubo de motos”. O aviso foi colocado para alertar a população quanto a recentes ocorrências na região central.

Na última quarta-feira (5), uma motocicleta foi furtada na Avenida 4, entre as ruas 2 e 3. No dia seguinte, o delito se repetiu na mesma avenida, entre as ruas 3 e 4. Uma pessoa, que não quis se identificar, detalhou que os ladrões agem durante o dia, sem preocupação com os agentes de segurança. “Nesse de quinta-feira cheguei a flagrar o ladrão levando a moto. No caso de quarta, a moça disse que foi entregar currículo e, quando foi pegar sua moto, ela não estava mais lá”, contou.

Desde janeiro até o mês de agosto deste ano em Rio Claro, foram 229 roubos de veículos. Ainda no mesmo período foram registradas na Cidade Azul 458 ocorrências de furtos no município. Os dados constam do portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Adeliana Marconi estava com sua motocicleta no Centro e não havia se atentado para a placa. Disse à reportagem do JC que nunca foi assaltada ou teve seu veículo furtado, mas a preocupação é sempre constante. “Sempre coloco a trava para evitar dores de cabeça. Se bem que hoje em dia até mesmo a trava não é capaz de inibir os delitos”, pontuou.

Josefina Oliveira estacionava o seu veículo na Avenida 4 e notou o aviso assim que chegou. “Eu e meu marido vimos o alerta. Significa que é bom ficarmos atentos”, disse.

Capitão Barreto, que está à frente da 1ª Companhia da Polícia Militar de Rio Claro, diz que “a PM vem fazendo policiamento com motos (ROCAM) e com viaturas de rádio-patrulha na região central. Nas ações de policiamento tem prevenido furtos e roubos, e ainda recuperando alguns veículos que foram objetos de subtração. É necessário um trabalho de investigação para identificar a destinação dos veículos, pois, se não houver ‘mercado consumidor’, o roubo e furto de veículos são desestimulados. A investigação não compete à PM, mas à Polícia Civil”.

Desde janeiro até o mês de agosto deste ano, foram 229 roubos de veículos em Rio Claro, segundo o governo estadual.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.