A Avenida Tancredo Neves entre as ruas 14 e 19 vai ganhar 28 palmeiras triângulo em substituição às dez leucenas, árvores invasoras, que foram removidas daquele trecho. A iniciativa faz parte de amplo projeto de readequação paisagística que está sendo desenvolvida pela prefeitura de Rio Claro desde o ano passado, para deixar a cidade mais bonita e com vegetação mais adequadas ao espaço urbano. No caso desse trecho da Tancredo, o trabalho está sendo realizado em parceria com a iniciativa privada e não terá custos para o município.

Além das 28 palmeiras triângulo, o local receberá grama esmeralda, que substituíra grama tipo batatais repleta de ervas daninhas. “Existem outros casos de vegetação inadequada em áreas públicas e neste ano, com orçamento elaborado pela atual gestão, teremos oportunidade de intensificar o trabalho iniciado no ano passado”, explica o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri.

Entre as várias inadequações verificadas na arborização urbana de Rio Claro, está a grande quantidade de espécies frutíferas plantadas em canteiros centrais, o que é vetado pelo novo padrão de paisagismo do município. Exemplo é o canteiro central da Avenida 2-JF do Jardim Floridiana, onde as árvores frutíferas foram substituídas no ano passado por ipês coloridos, mais bonitos e apropriados. “Outros locais receberão ações similares”, reforça o secretário de Agricultura. No ano passado, a prefeitura fez o plantio de mais de 7.000 árvores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.