Estão avançadas as obras para a construção da barragem de Santa Marina, às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310), na cidade de Cordeirópolis, microrregião de Rio Claro. O prefeito Adinan Ortolan (MDB) anunciou nessa terça-feira (10) que ainda ontem, após um ano de trabalho, os profissionais envolvidos chegaram à implantação da última camada do barramento. “É um barramento de 14 metros que será responsável por reter 1,5 bilhão de litros de água”, comunicou.

O chefe do Poder Executivo declarou que os trabalhos seguem conforme cronograma. “Agora vem a fase das obras civis que envolvem o escoadouro, a torre de controle, a escada de peixes e a pavimentação da estrada que vai cruzar a barragem. Depois vêm a etapa da limpeza do local onde a água ficará reservada e o plantio do restante da mata ciliar”, informou Ortolan.

A continuidade do projeto depende da liberação de novos recursos orçamentários. Também nessa terça-feira (10) o prefeito Adinan chegou a se reunir virtualmente com representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional. No mês de julho, a Prefeitura de Cordeirópolis chegou a anunciar que as obras estão 50% concluídas. Todas as ações são monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que recebe relatórios referentes à obra e faz visitas ao local de quatro em quatro meses.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.