O município de Rio Claro está dando novos passos para ter um hospital municipal para funcionar como hospital de referência à microrregião. O assunto, que vem sendo tratado como prioridade pelo governo municipal, ganhou novos avanços.

Na sexta-feira (18), o Departamento Regional de Saúde (DRS X) de Piracicaba confirmou ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que recebeu orientação da Secretaria Estadual da Saúde para dar encaminhamento ao pedido de Rio Claro. “Avaliações técnicas serão feitas. É um projeto necessário para a região, com localização estratégica e que não precisa construir um prédio”, afirmou Hamilton Bonilha de Moraes, do Departamento Regional de Saúde, confirmando que o departamento “está à disposição para que este projeto dê certo”.

Nesta semana, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual virão a Rio Claro para, juntamente com agentes da Secretaria Municipal de Saúde, vistoriarem o prédio que deverá abrigar o hospital. O imóvel a ser vistoriado pertence à Associação Casa de Saúde Bezerra de Menezes, que já manifestou seu interesse em colaborar para que o projeto se concretize. “Temos um espaço ocioso que poderá abrigar o hospital e estamos dispostos a colaborar para que isto aconteça”, declarou Aparecido Chagas do Nascimento, diretor administrativo da entidade.

“Estamos bastante otimistas, pois é um projeto que tem o respaldo da comunidade e vem recebendo o apoio político que precisamos”, destacou o prefeito Juninho. “Conversamos com o secretário estadual Marco Antonio Zago durante o Congresso de Secretários Municipais em Rio Claro e, depois, com o governador Márcio França. Ambos se sensibilizaram e, agora, o diretor Hamilton – que desde o primeiro momento tem nos dado toda atenção – nos traz esta ótima notícia de que o assunto terá encaminhamento”, informou Juninho, que também ressaltou a importância do apoio do deputado Aldo Demarchi, da Câmara de Vereadores, dos diretores do Bezerra de Menezes e do Conselho Municipal de Saúde. “Vamos dar encaminhamento ao processo, que trará, de início, mais 48 leitos especialmente para aqueles que mais precisam”, disse.

“A Câmara de Vereadores esteve presente em várias outras oportunidades em que o setor de saúde de Rio Claro teve avanços. Agora, num projeto importante como este, novamente vamos trabalhar para que o sonho de um hospital municipal se torne realidade”, ressaltou o vereador André Godoy, presidente da Câmara.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, lembra que o pleito de um hospital público vem de longa data, tendo inclusive um movimento pró-hospital que coletou mais de 20 mil assinaturas, e certamente representará um avanço muito grande para a saúde não só de Rio Claro, mas também das cidades próximas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.