INTERNET - Escritora publica os capítulos de sua obra de fantasia no aplicativo Wattpad

Lourenço Favari

INTERNET - Escritora publica os capítulos de sua obra de fantasia no aplicativo Wattpad
INTERNET – Escritora publica os capítulos de sua obra de fantasia no aplicativo Wattpad

Os números impressionam. A jovem escritora Michele Batista tem dois mil seguidores na rede social de leitores e escritores Wattpad, 507 mil leituras da sua primeira obra literária denominada “O Príncipe é Meu”, nove mil comentários sobre o trabalho e mais de 32 mil votos. Um feito e tanto na primeira incursão literária. Parece que todos esses números não a deixam ansiosa. “Procuro manter o pé no chão, que é uma coisa que minha mãe e meu pai me ensinaram”, diz.

Em entrevista ao JC, a autora, que começou a publicar no aplicativo em abril deste ano, falou sobre quando pretende encerrar a história da obra, que está no 33º capítulo, qual a expectativa com relação ao trabalho e os planos futuros.

TRABALHO

De acordo com Michele, o livro terá 40 capítulos e seu desfecho será publicado em novembro. “Quando comecei a escrever, eu coloquei o limite de 70 mil palavras, que geralmente é o formato utilizado por editoras de livros”, explica a escritora que estuda química na UFSCar.

Publicados semanalmente, os capítulos mudam o rumo baseados na interação com o público leitor, esclarece a escritora. “Eu preferi escrever semanalmente para ter este retorno das pessoas. Conforme elas vão comentando, vou modificando as coisas. Por exemplo, eu mudei a vilã da história em função das pessoas comentarem que estava meio óbvio. Então modifiquei para causar um choque”, descreve sobre seu processo de trabalho.

Questionada se escreve no próprio aplicativo, foi enfática: “Eu prefiro escrever no Word, organizar tudo e depois publicar no aplicativo”, disse. Para conhecer a obra da rio-clarense basta acessar aqui.

LIVRO

Leitora contumaz dos tradicionais livros de papel, Michele destaca que seu maior sonho é publicar por uma grande editora. “Recebi uma proposta de uma editora, mas ainda não é a que eu quero. Meu sonho é a Editora Rocco ou a Companhia das Letras”, revela.

Mesmo utilizando a internet como instrumento para difundir sua obra, a autora argumenta que o papel continua sendo o meio ideal para alcançar o leitor. Ela diz ainda que não acredita que o papel vai acabar, conforme afirmam alguns defensores nos meios digitais. “Para quem é apaixonado por ler, o papel nunca vai acabar. Não há nada igual em pegar um livro na mão, sentir o cheiro. É muito melhor”, reflete.

FUTURO

Depois de terminar o último capítulo de “O Príncipe é Meu”, Michele pretende focar nas provas finais da faculdade, aproveitar as festas de final de ano, e iniciar um novo projeto em janeiro. “Vou retornar com um novo livro em janeiro, mas não será mais de fantasia. Quero tratar sobre leucemia, conscientizar as pessoas através da literatura”, disse.

WATTPAD

O Wattpad é um aplicativo destinado a autores e leitores e funciona como uma rede social, onde é possível interagir com o conteúdo e com a comunidade. “Foi graças a este site que muitos autores norte-americanos e brasileiros conseguiram publicar seus livros em grandes editoras. Anna Todd, por exemplo, teve mais de um bilhão de visualizações, tornando-se assim um fenômeno”, finalizou Michele.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.