Segundo levantamento da Prefeitura Municipal, mais de 90 mil veículos em Rio Claro são automóveis

Lucas Calore

A criminalidade envolvendo roubo de veículos no município aumentou. Conforme dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em 2015 houve o registro de 295 roubos de veículos em Rio Claro.

Já em 2016, foram 343 roubos entre janeiro e novembro. Ainda, em relação aos furtos, em 2015 foram 719 ocorrências. No ano passado, o número caiu para 666 casos no mesmo período dos roubos.

Caso recente

Um leitor do JC, que não terá a identidade revelada por questão de segurança, teve seu carro roubado há poucas semanas. O caso aconteceu por volta das 22h, no bairro Jardim Claret. Parado em frente à residência de um amigo, três indivíduos chegaram para praticar o crime e levaram o veículo, que estava carregado com malas de viagem e pertences pessoais.

No dia seguinte, o veículo foi encontrado em uma mata na periferia da cidade, porém praticamente todos os objetos haviam sido levados. “Desigualdade e injustiça geram mais violência. Infelizmente aconteceu comigo e isso serviu pra aprendizado”, comenta.

Recuperação

Assim como nesse caso, muitos veículos acabam sendo recuperados pela Polícia Militar (PM) de Rio Claro. Entre janeiro e novembro de 2016, foram 817 veículos encontrados. A fim de inibir ocorrências criminosas do tipo, a PM vem realizando o policiamento ostensivo e preventivo na cidade de Rio Claro, sendo que as ações são direcionadas para os locais que apresentam incidências criminais significativas. Tal direcionamento é projetado nas reuniões de análise criminal, realizadas semanalmente pela corporação.

Frota

O município de Rio Claro conta com uma frota de mais de 173 mil veículos atualmente, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. O secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba, lembra que a Guarda Civil Municipal também atua em ações envolvendo crimes com veículos.

“Creio que tais resultados se devem ao patrulhamento ininterrupto e às consequentes consultas aos veículos que estão parados em situação suspeita. Os números realmente são elevados, mas temos que levar em consideração que Rio Claro é um município com uma frota muito grande, comparada ao número de habitantes, chegando a praticamente um veículo para cada dois habitantes. Trabalhamos para diminuir não só este tipo de crime, mas outros que colaboram com a sensação de insegurança”, opina.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.