A mais recente Análise de Densidade Larvária (ADL) realizada de 1 a 15 de outubro pelo Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro novamente apontou que o município está em estado de alerta com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O resultado divulgado na terça-feira (16) mostrou um índice de densidade de 1.2, pouco acima do registrado na análise feita em julho, de 1.1. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, número menor que 1.0 registrado na ADL é classificado como tolerável; de 1 a 3,9, situação de alerta; e superior a 4, situação de risco.

Com o retorno das chuvas e as temperaturas mais altas, há uma preocupação de que o número de larvas cresça nos próximos meses. Em casas vistoriadas durante os mutirões do Centro de Controle de Zoonoses já foram encontradas larvas em plantas aquáticas, pratos de plantas, bebedouros, galões de água, ralos externos, caixas d’água, pneus, baldes, regadores, piscina, material de construção, peças de sucatas, lonas, encerados, latas de tinta, potes de sorvete e vasilhas para animais.

Por isso é tão importante o envolvimento de todos na eliminação dos criadouros e da água parada. “Estamos tomando várias providências, realizando os mutirões contra o Aedes e orientado a comunidade, e é fundamental que todos colaborem, principalmente eliminado os criadouros em suas residências”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

No sábado (20) mais um mutirão de combate à dengue será realizado no município, dessa vez no Jardim Panorama e Recanto Paraíso. Os trabalhos estão previstos para serem realizados das 7 às 13 horas. A secretaria municipal de Saúde pede que todos os moradores colaborem, recebendo os agentes de combate à dengue.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.