Lucas Calore

Último reajuste ocorreu em agosto de 2015, quando aumentou 0,68% nas contas (foto: M. Santos)
Último reajuste ocorreu em agosto de 2015, quando aumentou 0,68% nas contas (foto: M. Santos)

A crise socioeconômica que atinge o Brasil é tida como uma das principais causas para o aumento da inadimplência. Quem comenta isso é Ana Carolina Valdanha, gerente de casa lotérica em Rio Claro. Segundo a profissional, desde o início do ano aumentou-se o registro de contas pagas com atraso no local, sendo a de energia elétrica a principal, seguida da conta de água e esgoto.

Índice

Segundo informado pela concessionária Elektro, a inadimplência em Rio Claro cresceu 7,5% no 1º semestre de 2016 em relação ao 1º semestre de 2015. A empresa realizou 78.770 mil cortes no fornecimento de energia elétrica nas cidades em que opera na região, conforme indica um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O cliente pode ter o fornecimento interrompido 15 dias após ser reavisado pela concessionária na conta de energia.

Redução da tarifa

A Aneel definiu nessa terça-feira (23) reajuste na tarifa de -12,28% para clientes residenciais e comerciais e –15,02% para grandes consumidores, como indústrias, da área de concessão da Elektro. Isso significa que os clientes sentirão uma redução no valor da conta de energia. Para ilustrar, uma fatura residencial de R$ 100,00 passará para R$ 87,72, por exemplo.

Início

As novas tarifas entram em vigor a partir de 27 de agosto e o impacto é sentido integralmente a partir da fatura do mês de outubro. O reajuste negativo reflete o repasse aos consumidores da redução dos custos de compra de energia e encargos ocorridos nos últimos 12 meses, destacando, respectivamente, a redução na tarifa de repasse de Itaipu e no encargo de CDE (Conta de Desenvolvimento de Energia), segundo a concessionária.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.