Mais de 20 mil alunos voltam às aulas na segunda-feira (5) nas escolas municipais de Rio Claro. Professores e funcionários retomaram atividades na quinta-feira (1º), quando foi realizada a aula inaugural que marcou o início do ano letivo na rede municipal de ensino. Na sexta-feira (2) as escolas fizeram reuniões de planejamento do ano letivo.

As escolas terão tempo de adaptação para os novos alunos e também para quem vai retomar as atividades escolares. “É fundamental que as escolas planejem a volta às aulas com o objetivo de integrar os novos alunos, acolher aqueles que retornam e garantir o melhor ambiente para a convivência de todos”, comenta o secretário da Educação, Adriano Moreira.

Os alunos do Ensino Fundamental terão horário reduzido na segunda-feira (5). As escolas vão funcionar das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. Na terça-feira (6), o funcionamento será em horário normal. O mesmo vale para as crianças atendidas pelo Projeto Presença Esperança. “O período de adaptação é muito importante para as crianças se sentirem mais seguras com a nova rotina”, afirma Osmar Arruda Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação.

Na Educação Infantil, etapas 1 e 2 (creche e pré-escola), haverá três dias de adaptação, com duas horas de aula em cada um. Na segunda e terça-feira as crianças atendidas em período integral terão aulas das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30. Nesses dois dias os alunos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável.

Na quarta-feira, dia 7, será adotado o mesmo horário com a diferença de que as crianças ficarão sem acompanhantes. “O responsável deve deixar as crianças na escola e buscá-las depois de duas horas”, explica Keila Pinto, coordenadora da Educação Infantil Etapa 1.

Para os alunos da Educação Infantil que frequentam as aulas em apenas um período, será adotado o mesmo procedimento tendo apenas alteração no horário: das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. A partir da quinta-feira (8), as aulas serão realizadas em horário normal.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das salas descentralizadas da Escola Marcelo Schmidt terão aulas das 7 às 9 horas na segunda-feira e horário normal a partir de terça-feira. Já os alunos da EJA do período noturno iniciam as aulas das 19 às 21 horas na segunda-feira e em horário normal a partir da terça-feira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.