Centenas de educadores participaram da aula inaugural da rede municipal de ensino de Rio Claro realizada quinta-feira (1º) no Grupo Ginástico. O evento marca o início do ano letivo e faz parte da preparação para a volta às aulas na segunda-feira (5), quando os alunos retornam das férias. Professores e servidores da Secretaria Municipal da Educação conferiram as ações realizadas no ano passado pela prefeitura e o planejamento e metas para 2018.

“Agradeço o trabalho excepcional realizado por cada professor e servidor no ano de 2017. Conseguimos alguns avanços em obras e manutenção nas escolas e também na questão pedagógica. Vamos trabalhar para que o ano de 2018 seja ainda melhor”, declarou o secretário da Educação, Adriano Moreira, ao abrir a aula inaugural.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, falou de sua gratidão pelo empenho e dedicação dos servidores da educação. “O ano de 2017 foi difícil, mas tivemos bons resultados graças ao trabalho de pessoas engajadas e com objetivo de melhorar a educação”, disse, destacando o trabalho de professores e funcionários no dia a dia das escolas. 

Competência, vontade política e dedicação. Esses foram o três tópicos abordados pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy, em sua fala. Competência demonstrada pelo secretário e equipe da Secretaria da Educação; vontade política do prefeito, deputado e vereadores para enfrentar os problemas e obter recursos para a educação; e dedicação dos educadores às crianças que são o futuro do país. “Quem não tem competência não se estabelece, sem vontade política não se resolvem problemas e sem dedicação não se realizam objetivos”, afirmou Godoy.

“Vocês são as peças mais importantes da educação. Não adianta implantar políticas públicas se o governo não tiver o apoio de professores e funcionários”, assinalou o deputado estadual Aldo Demarchi, acrescentando que investir e resolver os problemas da educação é solucionar também os problemas da saúde e segurança.

Representantes dos conselhos também deixaram sua mensagem. Sandra Tinós, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, falou sobre o trabalho realizado pelo órgão em 2017. “Com a ocupação das vacâncias no conselho conseguimos retomar as visitas às escolas”, informou. Rebeca de Moraes, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle do Fundeb, enfatizou a importância da participação dos conselhos para o exercício da cidadania. “É um espaço para exercitar nosso papel de cidadãos”, pontuou. Osmar Garcia, presidente do Conselho Municipal da Educação, informou que o foco do trabalho deste ano será a proposta pedagógica. “A base curricular já foi promulgada e precisamos pensar no currículo”, disse.

Também participaram da aula inaugural os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes e Val Demarchi.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.