A prefeitura de Rio Claro realiza na manhã deste sábado (18), mais uma edição do evento ‘Audote’, de adoção de cães. Os interessados em adotar um animal de estimação devem comparecer ao Lago Azul, em quiosque próximo da entrada da Avenida 42, das 9 às 13 horas.

Dezesseis cães de idades variadas do Canil Municipal estarão à espera de uma nova família. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Departamento de Proteção Animal, com apoio de grupos de proteção animal, entidades de defesa dos direitos dos animais, ONGs da cidade e patrocinadores. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Nas outras edições do “Audote”, 18 cães foram adotados. A organização do evento reforça a importância de todos comparecerem com máscaras, respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde e higiene.

“A adoção é um ato de amor que transforma tanto o adotante como o cão adotado, que mesmo recebendo os devidos cuidados no Canil, precisa de um lar, de uma família. Cada animal tem a sua história e em sua maioria, traumas, por isso, o momento da adoção é único, de extrema felicidade ao animalzinho”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, ressaltando que todos os cães estão vacinados e castrados, aptos à adoção responsável.

Ainda de acordo com o secretário, a adoção responsável prioriza o acolhimento e é necessário respeitar a adaptação do animal com o adotante, com o novo lar e outros animais.

Os interessados em adotar um dos cães no evento devem comparecer com documento pessoal, comprovante de endereço e fotos da residência para entrevista, como forma de garantir a segurança e adaptação do animal no novo lar. Um dos pré-requisitos é que o imóvel não tenha escapes e conte com proteções, como telas nos portões e condições de abrigo, protegendo o animal do sol, chuva e frio, por exemplo.

Canil municipal

Outros animais também estão à espera de um lar no Canil Municipal de Rio Claro, que abriga cerca de 130 cães e 40 gatos, filhotes e adultos, aptos para adoção, além de três equinos.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas.

Para a visitação é obrigatório o uso de máscara, item de proteção obrigatório que deve ser usado sempre como medida de proteção ao novo coronavírus.

Para mais informações sobre adoção, o munícipe deve ligar no telefone 3532-4115, cujo atendimento é em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilmunicipalrc, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, cujo cadastro deve ser realizado pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda à sexta, das 7 às 16 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Rio Claro teve 13 novos casos de Covid em 24 horas

Rio Claro vacinou na terça-feira 1.160 pessoas contra a Covid