Pronto-socorrismo é o tema abordado nessa terça-feira (10) no ciclo de atualização técnica realizado pela prefeitura de Rio Claro para a Defesa Civil. A atividade começa às 9 horas na sede da DC e dever ser desenvolvida até as 11h30. Na segunda-feira (9) o curso focou proteção animal e análise de estruturas prediais. “Essa preparação é primordial para se prestar um serviço com segurança e eficiência”, comenta o diretor municipal da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.

O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas. Na sexta feira (6) a instrução foi realizada sob o comando do Corpo de Bombeiros, na qual o sargento Oliveira e o cabo Nivaldo deram orientações sobre técnicas de salvamento em áreas alagadas. Foram simuladas situações de resgate de pessoas presas em alagamentos, com o socorro prestado com auxílio de cabos e embarcações leves.

Referência regional na área, o município expandiu o treinamento e também participam do curso integrantes da Defesa Civil de Santa Gertrudes, atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal e outros segmentos.

O curso tem a duração de 70 horas aulas e conta com um corpo docente altamente qualificado para treinamento em várias áreas, como profissionais da administração municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental e da iniciativa privada. “O trabalho de capacitação em Defesa Civil deve ser constante e estamos trabalhando para manter nossa equipe sempre atualizada e preparada para o atendimento à comunidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.