O Sesi Rio Claro recebe o espetáculo BR-Trans, obra que integra o repertório do Coletivo Artístico As Travestidas, idealizada e interpretada pelo ator Silvero Pereira. Pereira ganhou destaque recentemente ao interpretar Nonato e a transformista Elis Miranda na novela A Força do Querer, da Rede Globo. As apresentações acontecem nos dias 18 e 19, sexta e sábado, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A obra é resultado do trabalho de observação e pesquisa cênicas feitas por Silvero Pereira. O espetáculo retrata o universo de travestis, transexuais e transformistas entre os estados do Ceará e Rio Grande do Sul. Após longa pesquisa e residência nessas localidades, reconheceu muitas semelhanças sociais, políticas e culturais no cotidiano trans-brasileiro.

O ator residiu por cerca de seis meses em Porto Alegre, onde realizava semanalmente oficinas de teatro às detentas do Presídio Central. O local foi a segunda rede de encarceramento do País a incluir uma ala destinada para travestis e transformistas. Os relatos foram essenciais para a construção da dramaturgia e na composição das tantas personagens, já que todo o material recolhido ao longo dessas experiências é baseado em histórias reais.

Entre casas de shows, zonas de prostituição e casas de detenção, Silvero teve a oportunidade de conhecer personagens fascinantes, marcadas pela exclusão e pelo preconceito. BR-Trans desafia o espectador a rever seus preconceitos e capacidade de empatia, a peça impõe uma reflexão profunda acerca desses corpos invisibilizados e ignorados pela sociedade.

Oficina Fundamentos da Produção Teatral

No sábado (19), às 14h, a oficina apresentará os conceitos fundamentais para produções culturais. A proposta é compartilhar a estrutura de produção (idealização, planejamento e realização), e detalhar as áreas de atuação da produção e suas diversas funções.

Duração: 3h

Total das vagas: 20

Público-alvo: estudantes de teatro, comunicação, produtores, interessados em artes cênicas em geral

Ministrantes: Valencia Losada e Verônica Prates

Inscrições pelo meu_sesi, na secretaria única ou no dia 1h antes do início – Avenida M-29, 441, Floridiana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.