Ariel Alves e Bruno Polanzan representarão Rio Claro no Paulista de Boxe Chinês

Matheus Pezzotti

Ariel Alves e Bruno Polanzan representarão Rio Claro no Paulista de Boxe Chinês
Ariel Alves e Bruno Polanzan representarão Rio Claro no Paulista de Boxe Chinês

No próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de junho, os lutadores Ariel Alves e Bruno Polanzan, da academia Focus Combat Center, disputarão o Campeonato Paulista de Kung Fu Wushu, no Boxe Chinês, em Valinhos.

Bruno, de 18 anos, lutará na categoria Juvenil Avançado (para lutadores com experiência de ter participado de outras competições). O atleta pratica o boxe chinês desde 2013 e garantiu vaga no Paulista ao ser vice-campeão da seletiva. Já tem quatro participações em campeonatos no currículo e é a segunda vez que se classificou para o estadual, mas será a primeira vez que disputará.

“No ano passado acabei não disputando por questões financeiras. Agora, a expectativa é fazer o melhor para buscar a vaga no Brasileiro, mas para isso, precisarei ser campeão na minha categoria”, afirma.

Já Ariel, de 19 anos, pratica a luta marcial desde 2010 e foi campeão nas seletivas de 2013 e 2014, vice no Paulista do ano passado e depois, vice no Campeonato Brasileiro. Campanha que garantiu uma vaga na seleção brasileira.

Mas apesar da experiência, todas as conquistas foram na categoria Juvenil Avançado. Neste ano, será a primeira vez que disputará no Adulto Avançado, mas apesar da mudança, está confiante na conquista dos seus objetivos.

“A categoria é mais difícil. É nítida a diferença, mas a expectativa é grande, me sinto bem preparado e nada me impede de buscar o título na minha categoria”, diz.

Ambos disputam pela categoria até 65 quilos e treinam juntos na academia sob as orientações de Luiz Fernando Guidetti. Apesar de ser composto por dois rounds de dois minutos, podendo, em caso de empate, ter um round extra da mesma duração, os treinos semanais são duradouros.

“Treinamos cerca de oito vezes por semana, duas horas cada treino, mesclando técnicas do boxe chinês e do jiu-jitsu. É uma arte marcial bem completa e exige muito treino, concentração e técnica. É preciso muita dedicação para buscar sempre evoluir ”, comenta Bruno.

Wushu é um termo chinês que significa arte marcial ou arte da guerra. Também conhecido como Sanda, o boxe chinês tem influenciado Ariel há tempos, assim como as telas do cinema, em filmes protagonizados pelo lendário Bruce Lee.

“O Sanda é uma arte marcial dentro do Kung Fu. Sempre quis praticar por conta dos filmes do Bruce Lee, que sempre assistia com meu pai. Tanto é que as pessoas me apelidaram de Bruce Lee de Rio Claro, mas claro que é apenas uma brincadeira. Sempre quis praticar kung fu, mas nunca encontrei uma academia e agora, com o Sanda, é possível, de certa forma”, explica.

Além de Bruno e Ariel, o time rio-clarense no estadual seria maior, pois Débora Zucon, de 15 anos, da categoria Infanto-Juvenil Avançado, até 56 quilos, também conquistou vaga para o Paulista, mas não disputará a competição por estar focada em sua participação no Mundial de jiu-jitsu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA