Lucas Calore

Atletas irão disputar o campeonato mundial da modalidade. (Foto: Luana Peres)
Atletas irão disputar o campeonato mundial da modalidade. (Foto: Luana Peres)

Você pode até desconfiar, mas o fato é que sim, Rio Claro é um celeiro de atletas das mais diversas modalidades. Já ouviu falar em Cheerleading competitivo? Este é um esporte individual em que o único intuito do treinamento é a competição. Ao contrário do que alguns imaginam, a modalidade não torce para equipes e não está vinculado a outros esportes.

É com este esporte que os rio-clarenses Igor Domingues (22) e Augusto Carrara (26) irão representar o Brasil na competição mundial da modalidade que acontece de 22 a 24 de abril em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. Ambos fazem parte do time Deliders Cheer do campus local da Unesp – Universidade Estadual Paulista, no bairro Bela Vista, no qual também graduam Educação Física.

A oportunidade para integrar o Team Brasil (Seleção Brasileira de Cheerleading) aconteceu após um workshop organizado pela UBC – União Brasileira de Cheerleading em Ribeirão Preto. No evento, alguns atletas se candidataram para concorrer a uma vaga na equipe brasileira. O resultado saiu após o Campeonato Nacional, realizado em dezembro. Após a convocação, os atletas iniciaram a jornada de treinos, que são realizados aos domingos lá no Rio de Janeiro, em Niterói, no Complexo Esportivo Caio Martins. Os estudantes estão viajando semanalmente para que não percam nenhum treinamento.

A rotina de competição é baseada em diversos fundamentos, como tumbling (acrobacias de solo), stunts (elevações), baskets (lançamentos), pirâmides e saltos. O time tem dois minutos e meio para fazerem a apresentação seguindo um complexo código de regras. Para poderem trazer o título para o Brasil, os atletas de Rio Claro irão arcar com os custos da viagem. Para isso, buscam e solicitam apoio financeiro de pessoas, empresas e órgãos que acreditem em seu talento.

“Fui me destacando na modalidade “partner stunt”, onde são somente duas pessoas na base e uma flyer, onde me encaixo como um dos melhores do país”, orgulha-se Domingues. Já Carrara relembra que tem contado com a divulgação na internet para buscar apoio: “A participação de todos que admiram o esporte é importante. Utilizamos muito as mídias sociais para divulgar tanto o esporte como o time”, conclui. Os interessados em patrocinar de alguma forma os atletas podem entrar em contato pelo telefone 9-9659-4646 ou no e-mail [email protected].

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA