Atividade nesta sexta-feira destaca saúde e segurança no trabalho

Atividade nesta sexta-feira destaca saúde e segurança no trabalho

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza nesta sexta-feira (28), das 8 às 11 horas, atividade relativa ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. O evento gratuito será na Praça da Liberdade (Avenida 5, entre ruas 6 e 7)e também fará referência ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Toda a comunidade está convidada a participar.

“Além de homenagear as vítimas, a data também é um marco para a valorização e manutenção da saúde e segurança daqueles que exercem diariamente suas atividades de trabalho”, ressalta Paula Navas, chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) de Rio Claro.

A programação inclui atividades voltadas ao cuidado e bem-estar da população. A Vigilância Epidemiológica disponibilizará vacinação contra a Covid para maiores de 12 anos, com aplicação da bivalente. Para receber a bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid, sendo a última dose há pelo menos quatro meses. Também será realizada vacinação contra a gripe, que está aberta para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Equipe do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais) fará nos interessados testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis.

Com a participação das equipes que atuam na atenção primária, haverá aula de Lian Gong, que é uma prática chinesa terapêutica e preventiva contra dores que traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.