Adriel Arvolea

Fazer atividades físicas, evitar alimentos com muito sal e gordurosos ajudam o coração
Fazer atividades físicas, evitar alimentos com muito sal e gordurosos ajudam o coração

Em 2014, o Pronto Socorro Integrado (PSMI) de Rio Claro registrou 109 atendimentos de pacientes com quadro de infarto do miocárdio. Os homens lideram as estatísticas. Já neste ano, no mês de janeiro, contabilizam-se dez casos. No entanto, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados na estação Outono/Inverno, período em que cresce a incidência de mortes por problemas coronários.

De acordo com o médico cardiologista Edmundo Velasco, é comprovado o aumento de mortes por doença do coração, principalmente o infarto, nesta época do ano. Entre março e setembro, meses mais frios, foram registrados 48 dos 109 casos locais no ano passado. “Não se tem uma explicação lógica para esse tipo de ocorrência, mas acredita-se que no inverno a menor ingestão de líquidos e consequente desidratação do corpo torna o sangue mais concentrado, resultando em problemas dessa natureza”, explica.

Fazer atividades físicas regulares, evitar alimentos com muito sal e gordurosos e ir ao médico regularmente são dicas que o médico dá para uma vida mais saudável. “Como estamos numa estação fria, recomendo a prática de exercícios físicos, menor consumo de alimentos gordurosos e maior ingestão de líquidos”, orienta.

Infarto

Velasco explica que os sinais do infarto variam de pessoa para pessoa, mas devem ser analisados com rapidez e não deixar de procurar um profissional especialista para o atendimento imediato. “Desmaios, aceleração do coração e falta de ar são sintomas clássicos. Porém, o paciente deve considerar o histórico familiar no caso da doença e ponderar a saúde”, observa.

Em caso de um ataque do coração, em primeiro lugar, deve-se deitar a pessoa no chão e observar a respiração da mesma, bem como aferir sua pressão. “Primordialmente, levá-la ao serviço de urgência/emergência ou acionar a unidade de resgate”, reforça o cardiologista..

O infarto é como uma gangrena (morte e apodrecimento), resultante da falta de alimentação do músculo do coração, geralmente diante do entupimento parcial ou total das artérias. Isso pode levar à morte súbita, tardia ou provocar insuficiência cardíaca.

Ajuda

Os sinais clínicos de infarto são: dor no peito ou desconforto torácico; sensação de desconforto nos ombros, braços, dorso (costas), pescoço, mandíbula ou no estômago; palidez da pele, suor frio pelo corpo, inquietação, palpitações e respiração curta também podem ocorrer. Pode haver, também, náuseas, vômitos, tonturas, confusão mental e desmaios. Para o socorro, a vítima deve ser levada para o P.A.Cervezão, UPA 24 horas (Avenida 29) ou ligar para 192 (Samu).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA