Nesta manhã de quarta-feira (05) o Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor sofreu um atentado que levou a morte de quatro crianças e cinco feridos, em Blumenau (SC). Foto: Denner Ovidio/iShoot.

BLUMENAU, SC, SÃO PAULO, SP, PORTO ALEGRE, RS, E CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)

Quatro crianças morreram em um ataque contra uma creche em Blumenau (SC), segundo informações da Polícia Militar

Um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), e matou quatro crianças, segundo informações da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros do estado. As vítimas são três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos.

Uma machadinha foi usada na ação, segundo o tenente Márcio Filippi, comandante do 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar). O assassino chegou em uma moto, pulou o muro e escolheu as vítimas aleatoriamente. Ao perceber que as professoras correram para proteger as demais crianças, ele decidiu fugir pulando novamente o muro.

Outras quatro crianças feridas foram socorridas e levadas para o hospital Santo Antônio. De acordo com a unidade, são duas meninas de 5 anos e dois meninos de 5 e 3 anos, nenhuma em estado grave.

De acordo a PM, o autor do ataque se entregou no 10º BPM. Ele se manteve calado ao se entregar.

Uma das professoras da creche disse que trancou a sala onde se encontravam os bebês para tentar protege-los. Ela confirmou que uma das armas utilizadas pelo autor era uma machadinha.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), e o delegado Ulisses Gabriel, chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, afirmaram em entrevista à Rádio Gaúcha que ainda não se sabe as motivações para o crime. De acordo com o delegado, o suspeito será interrogado nas próximas horas.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou luto oficial de três dias no estado. “O assassino já está preso. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, afirmou.

No Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “monstruosidade” o ataque.
“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, escreveu Lula.

O clima em frente à creche, localizada na rua dos Caçadores, bairro da Velha, é de consternação e busca por informações. Há mobilização de bombeiros e policiais para atender familiares.

Além de funcionar como creche e pré-escola, a unidade oferece no contra turno atividades educativas para alunos de escolas públicas conveniadas.

Policiais isolaram o local para evitar a aproximação dos moradores.

Em nota, o Ministério Público de Santa Catarina disse que irá acompanhar todos os desdobramentos nos âmbitos criminal e cível, “mas, no momento, quer externar sua profunda tristeza com o ocorrido e prestar condolências aos familiares das vítimas e aos envolvidos nessa tragédia que abala a todos os catarinenses”.

Aulas canceladas

A prefeitura de Blumenau informou que as aulas da rede municipal foram suspensas nesta quarta-feira. Nas unidades da rede estadual em Blumenau, as aulas foram suspensas nesta quarta e quinta (6). Outras atividades, como a comemoração oficial da Páscoa em um parque da cidade, também foram canceladas.
A prefeitura afirma que o serviço de psicologia do município está à disposição das famílias. “Lamentamos profundamente essa tragédia que causa uma triste marca na história da nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de todas as famílias”, disse o prefeito Mário Hildebrandt, segundo a prefeitura.

Notícia atualizada às 12h55.