Associação Rio-clarense de Aeromodelismo reúne apaixonados pela prática de atividades de modelismo em geral

Laura Tesseti

Associação Rio-clarense de Aeromodelismo reúne apaixonados pela prática de atividades de modelismo em geral
Associação Rio-clarense de Aeromodelismo reúne apaixonados pela prática de atividades de modelismo em geral

Reunir em um só local um grupo de pessoas apaixonadas pela prática do mesmo hobby! Este foi o objetivo dos rio-clarenses loucos por aeromodelos quando fundaram a ARCA – Associação Rio-clarense de Aeromodelismo. Atualmente composta por 27 membros, sendo 7 deles da diretoria, a ARCA começou com apenas 4 pessoas.

“Nosso clube começou com 4 sócios fundadores que voavam em diferentes lugares pela cidade, por diversão, fomos pegando gosto e percebendo que, com a forma de praticar esse hobby nesses lugares, estávamos colocando em risco outras pessoas e a nós mesmos, pois todo equipamento tem risco de pane ou queda, sem falar no risco de falha humana. Corríamos também risco de roubo, pois, por mais que esses modelos sejam simples, chamam bastante atenção”, explica Bruno Leite, vice-presidente da associação. Mas engana-se quem pensa que só faz parte do grupo quem gosta de voar. “Praticamos atividades relacionadas ao modelismo em geral, temos voos de drones, aeromodelos e também automodelos”, conta o vice-presidente.

Os encontros da ARCA acontecem semanalmente na sede da associação, localizada no bairro Parque das Palmeiras, em Rio Claro. No entanto as atividades não se restringem ao espaço. “Frequentemente temos encontros ou eventos em outras cidades e vamos prestigiar, tem a pista em Santa Gertrudes, em Ajapi, Limeira e também em São Carlos. Todos os grupos são bem parceiros.” Leite explica que existem competições de corrida para os automodelos (carrinhos) e competições de manobras específicas para os aeromodelos (aviões). Sobre os equipamentos, eles podem variar entre elétricos ou a combustão.

INVESTIMENTO
E para quem pensa em investir no hobby, Bruno fala a respeito dos gastos com a prática. “Muitas pessoas pensam que os valores gastos são absurdos, mas não são, claro que é preciso algum tipo de investimento, mas modelos mais simples podem ser comprados a partir de R$ 300,00. Depois disso é possível ir evoluindo e trocando os modelos ou equipando-os de acordo com as práticas e gostos”, finaliza. Vídeos da prática estão no canal da Associação Arca Rio Claro SP no YouTube.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA