Associação pede a retirada de animais da via pública

Ednéia Silva

Vários cavalos são flagrados pelos moradores circulando pelas ruas do bairro Recreio das Águas Claras (Foto enviada por moradores)

O problema não é novo. Animais de grande porte soltos pelas ruas sempre foram alvo de reclamações. Agora, o problema está perturbando os moradores do Recreio das Águas Claras. A Associação de Moradores e Amigos do bairro registrou em fotos o a circulação de cavalos pelas ruas e cobra providências do poder público para resolver o caso.

“Solicitamos a especial atenção quanto ao assunto dos cavalos soltos em nossas ruas, que passeiam pelas ruas diariamente”, declara a Associação de Moradores e Amigos do Recreio das Águas Claras (AMarac) em nota encaminhada à redação. De acordo com a entidade, diversos requerimentos com fotos foram protocolados nos departamentos da prefeitura pedindo providências, mas até o momento as solicitações não foram atendidas. Dessa forma, os animais continuam circulando pelas ruas do bairro, aumentando o risco de acidentes.

Vale lembrar que o serviço de recolhimento de animais de grande porte, que funcionava no antigo Matadouro, foi desativado no ano passado. Desde então, a responsabilidade pela recolha passou para a Sepladema (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente).

Em julho do ano passado, ao ser questionada sobre o caso, a prefeitura informou que “mantém o atendimento de animais em situação de risco ou vítimas de maus-tratos, mas o serviço de recolha de animais de grande porte será efetivado assim que o município dispuser de área própria e específica para esse serviço”. A reativação ainda não aconteceu.

Questionada sobre o fato, a prefeitura disse que “não há registro dessa reclamação nos serviços da Ouvidoria. O município não dispõe de local para abrigar animais de grande porte, mas procura apurar a situação e localizar o proprietário, pois o animal é de sua responsabilidade”.

DEPARTAMENTO

Há tempos Rio Claro discute a criação de um Departamento de Proteção aos Animais para cuidar dos bichos vítimas de maus-tratos. No entanto, a unidade ainda não saiu do papel. A criação do departamento é uma reivindicação da Comissão de Direitos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Rio Claro e das entidades de proteção animal.

Ao novo departamento caberá a responsabilidade pelo “recolhimento dos animais de grande porte. Haverá ainda uma Divisão de Fiscalização e Resgate Animal, que terá, entre outras incumbências, o atendimento de denúncias de maus-tratos, aplicando sanções, além de acompanhar o resgate animal e promover campanhas de conscientização e educação sobre a questão animal”.

Redação JC: