Publieditorial

Fundada em 20 de agosto de 1994, a ARCC (Associação Rioclarense de Criadores de Canários), hoje, presidida por Rodrigo H. de S. Botelho, conta com um grupo de pessoas apaixonadas pelas aves, mais especificamente conhecidos como Canários de Reino ou Canários Belga (Serinus Canarius).

Foto: Associados ARCC

Origem dos Canários

Originalmente os primeiros registros dessa espécie se dão há mais de 5 séculos no ano de 1402; os mesmos são originários das Ilhas Canárias. O canário de imediato encantou seus descobridores pela sua vivacidade e pelo seu canto, e sua domesticação se deu nos anos consecutivos ao seu descobrimento.

Os canários tais como conhecemos hoje, pelo mundo todo, são o resultado de mais de 600 anos de seleção genética e criação em cativeiro; essas seleções genéticas criaram 3 principais agrupamentos da espécie: Canários de Cor (545 variações de cor atualmente); Canários de Porte (31 raças reconhecidas mundialmente, e outras ainda sendo aprimoradas por criadores em todos os continentes) e Canários de Canto Clássico.

Foto: Canário de Porte – Raça Gloster – (C. Lemo / Divulgação)

Participações em Campeonatos

Hoje, a ARCC é filiada a FOB (Federação Ornitológica do Brasil); a FOB organiza o Campeonato Brasileiro de Ornitologia que é realizado anualmente no mês de julho, na cidade de Itatiba/SP. Neste ano de 2017, o Campeonato Brasileiro contou com a presença de 23.392 aves inscritas, com a participação de 1.122 criadores.

A criação de pássaros domésticos reduz drasticamente o tráfico de aves silvestres, com isso nossa fauna já tão fragilizada agradece.

Foto: Canário Campeão da ARCC no Campeonato Brasileiro 2017

A ARCC faz um convite a todos os rio-clarenses que gostam de pássaros, que venham fazer parte de nossa associação. A canaricultura é uma excelente ferramenta de interação entre as pessoas de todos os continentes, além de ser muito emocionante. Estaremos esperando contato de todos os interessados.

Para se associar, entre em contato conosco pelo telefone (19) 99779-4325 – Rodrigo Botelho – Presidente ARCC ou pelo e-mail [email protected].

Foto: Pavilhão do Campeonato Brasileiro de Ornitologia

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.