Um momento histórico para Rio Claro. Assim o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, classificou a entrega das obras para água no distrito de Assistência, no sábado (1). Com a construção de um reservatório em Assistência e outro no Jardim Novo, e de quase dois quilômetros de rede, o distrito agora é abastecido com água das estações de tratamento de água. Até então a água oferecida aos moradores vinha de um poço artesiano. “Esse era um problema herdado e sabíamos das dificuldades para concluirmos essa obra, mas redobramos esforços e hoje a água em Assistência não é mais promessa, é realidade”, disse o prefeito Juninho durante a inauguração. Até então o abastecimento em Assistência era feito somente por um poço artesiano, com pressão insuficiente, causando constante falta d’água em várias regiões do distrito.

“É uma alegria muito grande saber que agora teremos água em nossas torneiras todos os dias. Há mais de 10 anos a gente convivia com falta d’água toda semana e promessas de que o problema seria resolvido, mas nada era feito. Agora, finalmente conquistamos essa melhoria”, disse Ângela Ferreira Rocha, moradora há 12 anos em Assistência.

Com o reservatório em operação pela primeira vez a água tratada das duas estações de tratamento de água do município chegam diretamente a Assistência. Neste período em que o reservatório está enchendo, a melhora do abastecimento na região será gradativa.

“A partir de agora, Assistência começa a ter água de qualidade e ver a satisfação dos moradores nos dá ainda mais motivação para seguirmos buscando melhorias”, comentou o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que nos próximos dias a pressão e distribuição de água devem estar completamente normalizadas no distrito.

A obra para melhorar a distribuição de água em Assistência incluiu a instalação de cerca de 1,8 quilômetro de tubulação de 300 milímetros na SP-127 e a SP-310, que também recebeu cerca de 80 metros de travessia subterrânea não destrutiva, para interligação ao reservatório elevado do Jardim Novo, que também tem capacidade para 1 milhão de litros e vai ajudar a regular a pressão da água que chega a Assistência.

“Essa ação é uma demonstração de união de esforços dando resultados concretos para a população”, pontuou o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, que destacou a participação do deputado Aldo Demarchi e do vereador Rafael Andreeta,  que também trabalharam para a liberação de obra na rodovia.

“O Daae tem demonstrado eficiência no atendimento das demandas da cidade. Essa era uma das prioridades do governo e não tinha cabimento a obra não ser realizada por conta de burocracia e, com nossa união, em um curto espaço de tempo, a obra foi realizada”, frisou Demarchi, ressaltando a importância da representatividade local na Assembleia Legislativa. Na mesma linha, o vereador Rafael Andreeta destacou o trabalho conjunto. “Ninguém faz nada sozinho, a luta foi grande e hoje conseguimos alcançar o objetivo de trazer água para a população de Assistência”, observou.

O investimento nessa série de obras para acabar com a falta de água no distrito de Assistência é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com verbas federais e contrapartida do município.

“Assumimos o compromisso e estamos cumprindo. Após anos de espera dos moradores dessa região, conseguimos realizar essa obra que era esperada há muitos anos”, disse o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, que até o início deste ano atuou como superintendente do Daae.

O problema da distribuição de água era um incômodo tão grande para os moradores de Assistência, que há seis anos um inquérito civil determinou que providências fossem tomadas. No entanto, quando a atual administração assumiu o governo de Rio Claro, no ano passado, a água continuava chegando de forma precária àquela população. “Cumprimos nossa obrigação, intercedemos e essa obra finalmente se tornou realidade”, comentou o promotor Gilberto Porto Camargo. O subprefeito do distrito, Paulo Maule, agradeceu a luta de todos para que a água chegasse em Assistência. “Foi uma demonstração de respeito e consideração aos moradores”, disse.

Também participaram do evento, o vereador Geraldo Voluntário; os secretários de Esporte e Turismo, Ronald Penteado, e do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva; a superintendente do Arquivo Municipal, Monica Frandi Ferreira; diretores da autarquia e moradores do distrito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.