Diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Qüilici, e Symone Araújo diretora do Ministério de Minas e Energia

Carine Corrêa

Na sessão ordinária do último dia 12 de junho, os parlamentares aprovaram a inclusão da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU). Com a aprovação do projeto, a associação passa a ter então representatividade no Conselho do município. Para avaliar a importância de se discutirem melhorias no âmbito do desenvolvimento econômico-social a partir da cadeira da Aspacer no CDU, o JC conversou com o diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Qüilici.

“A participação não só da Aspacer, mas de toda e qualquer entidade civil organizada é importante para os debates acerca dos problemas que nós enfrentamos e sobretudo na busca das soluções de que nós precisamos. Democratizar a discussão, ampliar o debate, nos permite enxergar melhor os problemas e identificá-los mais razoavelmente. À medida que os identificamos, fica mais fácil trabalhar sobre aquilo que poderá ser a solução disso tudo. Dentro dessa premissa e do aspecto democrático que nós sempre defendemos, entendemos como fundamental a presença da Aspacer, que representa o setor cerâmico e tem papel importante na dinâmica da economia e no desenvolvimento econômico-social da região. Também representa o setor da mineração, na medida em que a argila é a principal matéria-prima utilizada na fabricação de revestimento de pisos cerâmicos”, salientou Qüilici.

Além disso, o diretor de Relações Institucionais elogiou o trâmite no Legislativo e Executivo, que demonstrou postura democrática em todo o processo de entrada e aprovação do projeto. “Foi apresentado, discutido conforme Regimento Interno da Casa e diante daquilo que estabelece a Lei Orgânica do município. De forma muito democrática, a Câmara amparou do ponto político este anseio. A entidade tem muito a incluir no desenvolvimento econômico-social”, finaliza Qüilici acompanhado de Symone Araújo – diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia.

Entenda

A ‘primeira’ 2ª discussão do projeto de lei 3/21017, que previa a inclusão da Aspacer no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) de Rio Claro, ocorreu na sessão ordinária do dia 18 de maio. A propositura foi adiada por 30 dias e, por consequência, votada e aprovada no último dia 12 deste mês. A primeira discussão do projeto aconteceu no dia 2 de maio, ocasião em que foi aprovado pelos vereadores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.