Da Redação

Com o crescimento do parque industrial cerâmico, principalmente o localizado na região de Santa Gertrudes, que na década de 1980 já se comportava como uma das forças do Estado e do Brasil na geração de emprego e renda, os empresários sentiram a necessidade de contar com uma entidade que representasse as indústrias.

Assim, há 18 anos, no dia 29 de abril de 1999, empresários ceramistas do Estado de São Paulo se uniram para formar uma entidade de classe que defendesse os interesses do setor. Nascia a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, a Aspacer. Da reunião participaram 42 empresários ceramistas que receberam o título de sócios-fundadores. No dia 17 de outubro do mesmo ano, os 42 empresários e convidados se reuniram novamente, desta vez para formalizar a fundação da Aspacer.

ATUALMENTE

A entidade hoje representa 28 indústrias cerâmicas e 38 empresas da cadeia produtiva, responsáveis por 12,3 mil empregos diretos. O estado paulista produz 70% da produção de revestimentos cerâmicos de todo o país.

Desde janeiro de 2015, Benjamin Ferreira Neto está à frente da presidência da entidade e, desde então, contribuiu para o desenvolvimento de ações tendo em vista o progresso do segmento. “Através de todas essas ações, a Aspacer mostra que está engajada na luta pelo crescimento e desenvolvimento do segmento. Para ver o país crescer, sabemos de que precisamos e o que devemos fazer. E estamos fazendo, com a certeza de que nossa luta contribuirá para termos um Brasil forte, com uma indústria forte, a serviço do desenvolvimento de todos nós, integrantes dessa nação”, fala o presidente da Associação.

O exímio trabalho desenvolvido pela Aspacer é elogiado também por grandes personalidades políticas do país, como o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame: “A Aspacer representa diversas indústrias cerâmicas e empresas da cadeia produtiva, responsáveis por 12 mil empregos diretos e 200 mil empregos indiretos. A entidade é responsável por 70% da produção nacional de revestimentos cerâmicos e certamente movimenta a economia do país”, comenta. E pelo deputado estadual, Aldo Demarchi: “Além de ser uma entidade que defende os interesses do setor ceramista, a Aspacer contribui para a melhoria da qualidade dos pisos e revestimentos brasileiros, participa da discussão de temas de interesse da comunidade em geral e tem sido parceira constante do poder público na solução de problemas relacionados à infraestrutura de transporte regional”. O presidente Michel Temer e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, também apontam a importância de todo trabalho realizado pela entidade, no box ao lado.

“A convicção de que o Brasil terá mais e melhores empregos a partir da nova lei trabalhista coloca a Aspacer na vanguarda do setor produtivo brasileiro. Hoje não basta ser um elo forte da cadeia produtiva. É preciso compreender os novos tempos e acompanhar o processo de evolução. A Aspacer, com seus 18 anos, representa uma parte significativa do processo de modernização do país”, disse Michel Temer.

“Há 18 anos acompanho de perto a atuação da Aspacer e sei como tem sido decisiva para o crescimento de um setor relevantíssimo para São Paulo e o Brasil. O radar da Aspacer é poderoso e orienta os associados em todos os debates relevantes para o crescimento dos negócios. A agenda da Associação é positiva rumo ao desenvolvimento, gerando empregos e oportunidades para todos”, aponta Geraldo Alckmin.

Em 2011, contribuiu para a criação do Núcleo de Tecnologia Cerâmica da escola SENAI Manoel José Ferreira, em Rio Claro, maior centro de ensino e tecnologia voltado ao setor cerâmico de revestimento, que, além de inúmeros treinamentos entre a Associação e a instituição de ensino, resultou na formação de 124 técnicos em cerâmica, 500 alunos formados em treinamentos e 64 aprendizes em operações ceramistas.

Ações

Além de todas as atividades já desenvolvidas em relação ao mercado ceramista, a Aspacer também realiza o Mérito Cerâmico, que chegou este ano à 15ª edição, Prêmio Nacional ASPACER de Design e Fórum Nacional de Design, e diversas confraternizações ao longo de todo o ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.