Más condições do asfalto na Rua Jacutinga dificulta a vida dos motoristas que passam pelo local

Carine Corrêa

Toda a cidade está assim: só tem buraco! Desta forma que o morador do Boa Vista, Mateus Moraes, define a situação do asfalto do seu bairro, bem como de todo o município. Ele, que está construindo um sobrado na Avenida 86-BV com a Rua Jacutinga, reclama das condições do asfalto. “Uma infiltração está danificando toda a pavimentação nesse trecho. Fora isso, têm os buracos na Rua Jacutinga”, comentou.

Outro morador que estava no bairro sinalizou para a reportagem: “Isso aqui está uma pouca vergonha! Quando a prefeitura vai dar atenção para a periferia?”, questionou enquanto atravessava a rua ao lado do filho.

Mais uma vez, o poder público volta a falar sobre a situação das chuvas, que acabam prejudicando o serviço tapa-buracos. “Serviços de tapa-buracos estão na relação de serviços da Secretaria Municipal de Obras. Toda a cidade será atendida. Neste momento de muitas chuvas, estão sendo priorizados os casos mais urgentes”, justificou em nota.

Más condições do asfalto na Rua Jacutinga dificulta a vida dos motoristas que passam pelo local
Más condições do asfalto na Rua Jacutinga dificulta a vida dos motoristas que passam pelo local

Acidentes 

Um motociclista se acidentou por conta de um buraco em via pública no dia 28 de janeiro. Uma leitora encaminhou uma foto via WhatsApp da Redação do JC (99942-4100) do acidente, que ocorreu no bairro Bonsucesso. Em outra ocasião, motociclista se acidentou em buraco na pista RC-Ajapi. Ele foi desviar de um carro e caiu em um buraco. O rapaz teve o baço perfurado pelo guidão da moto e quebrou a clavícula. Também em janeiro, um veículo caiu em buraco na Avenida 22, entre ruas 11 e 12, bairro Santa Cruz.

No dia 8 deste mês, um carro caiu em um buraco localizado na Avenida 4 com a Rua 14. A jovem Gabrielle Cristina, que passava pelo local do incidente, fez o registro da imagem. “Sem comentários sobre isso. Como que pode deixar uma via movimentada com buracos?”, questionou nas redes sociais. Ela ainda informou que o acidente ocorreu às 12h.

Quem paga pelos danos?

O corretor de seguros Wladimir Pavlinscenkyte, da empresa W Indica Corretora de Seguros, concedeu entrevista ao JC em outra oportunidade e explicou que, se o carro tem seguro e for acidental, a seguradora arca com o prejuízo, desde que o valor do conserto dos danos ultrapasse a franquia. “O valor da franquia geralmente gira em torno de R$ 1.000 a R$ 1.500”, disse.

A Prefeitura de Rio Claro, por sua vez, informou que todo cidadão tem o direito de apresentar pedido de indenização. No entanto, o setor responsável avalia o pedido para tomar as providências cabíveis.

Morador pintou buracos e foi parar na delegacia

O caso do morador em Analândia que circulou buracos em via pública com tinta branca repercutiu nacionalmente.

Por conta própria 

No bairro Cervezão, os moradores ficaram cansados de esperar pela ação da prefeitura e decidiram por conta própria providenciar de forma improvisada reparos nos buracos na Avenida M-19, entre ruas M-7 e M-8.

Eles utilizaram pedras, pedaços de tijolos, concreto, areia e outros materiais para cobrir os pontos e, assim, melhorar um pouco o asfaltamento. Pelo 156, o morador pode solicitar serviço tapa-buracos da prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.