Após as árvores de Natal feitas pela Prefeitura de Rio Claro com material reaproveitado terem viralizado nas redes sociais por estarem “tortas”, um grupo de moradores da cidade resolveu enfeitá-las com o objetivo de deixá-las mais bonitas e interromper a onda de críticas negativas que tomaram conta da internet.

A ideia de “recuperar” as árvores partiu de Alexandra Soares, que através das redes sociais sugeriu que a população colaborasse para enfeitá-las: “Eu vi que estavam faltando enfeites e que poderíamos juntar a população e cada um colocar enfeites. Aí eu publiquei no face chamando as pessoas que quisessem participar para enfeitar ela ao invés de reclamar e criticar”.

Alexandra ainda afirma que ficou emocionada ao ver o resultado final da ação que realizou no Jardim São Paulo. “Quase chorei. Ficou linda com os enfeites. É uma alegria que não tem explicação, como se eu voltasse na minha infância. É muita felicidade quando a gente olha o antes e depois e vê tudo feito com amor. Eu não me importo com o que os outros falam, o que eu importo é que estou fazendo o bem pra mim e pra minha cidade”, conta Alexandra, ressaltando que agradece a todos que participaram da ação e que gostaria que mais pessoas tivessem a mesma atitude e ajudassem a decorar as outras árvores de Natal espalhadas pela cidade.

A professora Rosemeire Archangelo viu a publicação de Alexandra nas redes sociais e decidiu também fazer parte da ação: “Eu não gostei das árvores, mas não havia me manifestado, pois ficava pensando no servidor público que tinha feito o serviço e em como ele estava se sentindo com toda a repercussão. Além disso pensava que essas árvores estavam na entrada de bairros localizados na periferia e que pra nós adultos a magia do Natal tem conotação diferente do que é para as crianças. E quando ela deu a ideia senti que poderia contribuir de alguma forma para alegrar essa magia do natal. Afinal o que é esse espírito natalino, senão agir em prol do outro?”.

Rosemeire se juntou com alguns familiares e conhecidos e enfeitou a árvore localizada no bairro Mãe Preta e afirma que ficou satisfeita com o trabalho: “Fiquei feliz com o resultado. Apesar do enfeite ser simples. Fizemos o que conseguimos e as cores fortes realçaram. Senti um bem estar, talvez seja isso o espirito natalino. Doar seu tempo, compartilhar ideias, trabalhar juntos em prol de um objetivo”.

Prefeitura

A Prefeitura Municipal, responsável pela colocação das árvores de Natal, afirmou que “as decorações acrescentadas pela comunidade nas árvores de Natal instaladas pela prefeitura são permitidas, desde que mantenham o objetivo dos ornamentos que é lembrar e estimular o espírito de Natal e sua mensagem de união, paz e fraternidade”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.