No dia 6 de dezembro de 2019, Carlos Rafael Cabrine, morador de Cordeirópolis, fez um primeiro exame que terminou com o diagnóstico de um câncer na língua. Completando um ano de tratamento da doença, o rapaz de 37 anos conta sua luta e mostra que, em algo simples, encontrou uma terapia.

“Comecei a sentir os sintomas em meados do ano passado. Fiz uma biópsia e traqueostomia e, pouco antes do Natal, saiu a confirmação do câncer na base da língua. Em janeiro de 2020 comecei o tratamento e estou lutando incansavelmente contra essa doença. Houve momentos em que achava que não iria suportar”, conta.

Para se distrair um pouco durante esta difícil luta, o rapaz encontrou em uma aptidão antiga uma forma de terapia. Durante o último ano, Carlos Rafael passou a produzir crucifixos artesanais com madeira e uma espécie de arame: “Sempre tive aptidão para artes manuais, mas somente nesse período que eu estou podendo me dedicar a fazer artesanatos em geral e, em especial, os crucifixos, pois graças a Deus têm muitos pedidos. Comecei como um hobby, fiz um ou outro, aí postei no Facebook, uma amiga pediu, outro amigo viu e também quis, e foi assim que começou. É muito relaxante para mim e isso muito me fortalece, pois eu nem vejo o tempo passar e alivia o stress dessa terrível doença. Principalmente quando estou cortando e montando as cruzes”.

Com relação ao tratamento, Carlos Rafael mostra esperança e confiança na recuperação: “Nesse momento estou aguardando por novos exames, pois demora alguns dias para poder realizar os mesmos devido ao tempo que a quimioterapia circula no organismo. Acredito muito que o pior já passou e agora será mais tranquilo. Estou muito confiante em obter resultados positivos agora”.

Venda dos crucifixos ajuda em custos

Além da forma de relaxar, Carlos Rafael utiliza os crucifixos artesanais para ajudar nos custos do dia a dia. Cada peça feita pelo rapaz pode ser adquirida por 25 reais.

“O valor arrecadado me ajuda a custear os gastos do dia a dia, como roupas, alguns materiais e eventuais contas, pois não tenho nenhum auxílio do INSS. Podem entrar em contato diretamente comigo, pelo WhatsApp, (19) 97131-5739, via mensagem, pois devido ao tratamento de radioterapia tenho dificuldade de falar. Devido ao grande número de pedidos, peço apenas paciência, pois faço dentro das minhas possibilidades”, explica Carlos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.