Trabalho de recuperação dos livros é feito no laboratório do Arquivo Público Municipal.

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro realiza nesta terça-feira (12), às 14 horas na sede da autarquia, a oficina “Documento de Família” com dicas sobre conservação e preservação de fotos e documentos. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Arquivos, realizada em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos celebrado em 9 de junho. A atividade é destinada aos membros da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso e comunidade em geral. A oficina será ministrada por Maria Fernanda Freitas, arquivista da Fundação de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo e pós-graduanda em Inteligência de Mercado pelo Senac.

“A oficina irá tratar de questões da arquivologia e conservação, sobre como preservar fotos e documentos antigos de família. Também irá abordar a importância de manter um acervo pessoal bem organizado e como tratar a documentação, ensinando formas de acondicionamento de documentos danificados”, explica a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira.

A programação da Semana de Arquivos continua na quinta-feira (14) com a palestra “Digitalização preventiva de originais físicos e gestão de documentos digitais: processos, tecnologias e boas práticas”, que será ministrada pelo arquivista Alexandre Alves, MBA em Gerenciamento de Projetos (USP) e especialista em Sistemas Integrados de Gestão (Senac).  O evento será realizado às 14 horas na sede do Arquivo Público que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana. Os participantes receberão certificados.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.