O Arquivo Público de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado” realizou na quarta-feira (15) oficina de acondicionamento, com dicas e orientações sobre  o armazenamento de documentos. A oficina foi ministrada por Altieres de Melo Araújo, diretor do Núcleo de Acondicionamento e Encadernação do Arquivo do Estado de São Paulo.

Participaram da oficina funcionários do Arquivo Público de Rio Claro e de mais oito municípios: Americana, Campinas, Caraguatatuba, Limeira, Olímpia, Ribeirão Preto, Santo André e São Sebastião, totalizando 21 participantes. Essas cidades integram o Observatório Municipal de Arquivos, projeto coordenado pelo Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado.

“O objetivo da oficina foi compartilhar informações e conhecimentos técnicos entre as instituições arquivísticas”, explica a superintendente do Arquivo Público de Rio Claro, Monica Frandi Ferreira.

Além do conteúdo teórico, a oficina também contou com parte prática onde os participantes aplicaram técnicas de elaboração e desenvolvimento de envelopes, pastas e caixas para acondicionamento adequado, e melhor preservação de documentos dos acervos em diferentes suportes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.