Três novos documentários foram produzidos pela equipe do Portal Memória Viva, do Arquivo

Divulgação

Três novos documentários foram produzidos pela equipe do Portal Memória Viva, do Arquivo
Três novos documentários foram produzidos pela equipe do Portal Memória Viva, do Arquivo

Três novos documentários foram produzidos pela equipe do Portal Memória Viva, do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Os filmes de curta-metragem são “Ângelo Spatti e a Fazenda São José”, “Oswaldo Manicardi, Fiel Escudeiro” e “Abilio Pignatta – A arte em suas mãos”, e podem ser vistos na internet pelo endereço eletrônico www.memoriaviva.sp.gov.br .

Em seu depoimento, Ângelo Spatti relata a trajetória do Haras da Fazenda São José e a sua produção de cavalos de corrida campeões, coroados no Jockey Club de São Paulo e no do Rio Janeiro. Em “Fiel Escudeiro”, Oswaldo Dante Manicardi, secretário particular de Ulysses Guimarães durante 44 anos, compartilha nesse documentário o dia a dia de uma das maiores figuras políticas do país.

No filme “A arte em suas mãos”, o descendente de italianos e apaixonado pela arte, Abílio Pignatta, conta como se envolveu com o meio artístico, sobre sua carreira na cervejaria Caracu e como foi sua convivência com Nicolau Scarpa e Vilmo Rosada. O projeto “Memória Viva: arte, cultura e história” foi criado em 2009 pelo Arquivo Público, com o objetivo de registrar e divulgar a biografia de cidadãos até aqui silenciados e desvalorizados historicamente.

Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, o trabalho busca preencher as lacunas da história da cidade e guardar fatos e anais que podem se perder no tempo e no espaço.

“O Memória Viva traz a velha e enriquecedora arte de contar histórias que, através dos relatos, traça a identidade do município”, diz Teresa. “A proposta é apresentar à comunidade um registro que não está nos livros, pois está apoiado na tradição oral”, completa. O programa Memória Viva é exibido pela TV Cidade Livre às terças-feiras, às 22h30, e reprisado aos sábados, às 14h.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.