Imagens ilustrativa

Um dos principais propósitos do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro é levar água com qualidade às torneiras de todo o município, sempre com responsabilidade com a saúde pública.

Esse compromisso foi novamente confirmado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) em novo monitoramento feito na rede de abastecimento da cidade.

O documento, assinado por Carlos Roberto Belani Gravina, diretor técnico-operacional da Ares-PCJ, atesta que a mais recente análise feita na água de Rio Claro indica novamente “nenhum parâmetro em desconformidade com a legislação vigente”.

“Estamos mantendo a qualidade dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, sempre preocupados com o bem-estar de toda a população”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que recebeu o ofício em seu gabinete.

A Ares-PCJ realiza mensalmente, monitoramentos da qualidade de água distribuída, com coleta e análise de amostras retiradas da rede de distribuição, feitas por um laboratório contratado pela própria Agência Reguladora, de forma sigilosa e em pontos aleatórios da rede de distribuição de água do município.

Na amostra são analisadas a cor aparente, turbidez, quantidade de ferro, manganês, alumínio e fluoreto, além das cloraminas totais, cloro residual livre e o PH da água. Também foram asseguradas a ausência de coliformes fecais e a Escherichia coli, bactéria que causa doenças como diarreia e infecção urinária.

“Temos recebido avaliações positivas todos os meses, o que reforça à nossa maneira de trabalhar, sempre seguindo nosso objetivo, que é fornecer água de qualidade à população”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, que também recebeu cópia do documento.

Para assegurar a qualidade da água, há anos, o Daae faz um rígido trabalho na análise da água, com a coleta diária de 10 amostras, realizando cerca de 150 análises todos os dias. Equipes rotativas trabalham 24 horas por dia, seguindo um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade, conforme as determinações do Ministério da Saúde. Além disso, análises de controle de qualidade da água são feitas a cada hora antes da saída da água tratada para toda a cidade.

Esses cuidados abrangem todo o sistema de distribuição das duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), que funcionam diuturnamente, com análises de controle de qualidade feitas a cada hora antes da saída da água tratada para toda a cidade.

A autarquia ressalta ainda que quando acontece eventuais casos de turbidez (cor mais escura) da água em alguns bairros, o Daae reafirma a qualidade em sua composição e orienta a população a relatar esses casos ou solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água em seu imóvel por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200 ou presencialmente em sua sede, na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

“A equipe do Daae tem responsabilidade com a saúde pública. A água que chega às torneiras dos imóveis em todo o município é de qualidade e própria para consumo”, finaliza Bortolotti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.