Área que abrigou curtume ainda preocupa vizinhos

155

Sidney Navas

O terreno baldio situado entre as avenidas Nossa Senhora da Saúde com o começo da Ulysses Guimarães com a Rua 10-A, na divisa dos bairros Cidade Nova com o Bela Vista, ainda é motivo de preocupação para a vizinhança da região.

Lá durante muito tempo funcionava um curtume (empresa onde se processava o couro cru) que foi desativado deixando para trás apenas as ruínas da edificação, bem como algumas casas que serviam como moradia aos funcionários do local. Desde o encerramento das atividades, a área não foi reaproveitada favorecendo a invasão de alguns imóveis abandonados por moradores de rua, usuários de drogas e vândalos, o que invariavelmente aflige a vizinhança.

A dona de casa Paula Pereira mora bem em frente a esse terreno e conta que sua casa é constantemente invadida por ratos, baratas e aranhas. “O mato é cortado, mas cresce numa velocidade muito maior e não demora para tomar todo esse espaço”, comenta a mulher. Ela também teme a presença de intrusos em alguns imóveis abandonados. “A sensação por aqui é de total insegurança”, dispara.

PESADELO ANTIGO: o problema vem de longa data e parece que deve persistir por mais tempo. A vizinhança reclama
PESADELO ANTIGO: o problema vem de longa data e parece que deve persistir por mais tempo. A vizinhança reclama

O jovem Walisson Martins também não está nem um pouco satisfeito com o que encontra no bairro. “Passo aqui em frente diariamente e confesso que tenho medo. Não é apenas o mato alto que incomoda. Essas moradias sem uso deveriam ser demolidas ou então fecharem os acessos”, diz.

Os moradores também não devem esperar uma solução para o problema por parte das autoridades. A prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, esclarece que a área e o prédio do antigo curtume são particulares e de responsabilidade do proprietário, e qualquer informação nesse sentido deve ser solicitada ao dono, mas que realiza a limpeza periodicamente. Já a Defesa Civil de Rio Claro esclarece que naquela região, ao lado do antigo curtume, havia uma estrutura condenada que foi demolida e outro prédio foi erguido no local. Nada além disso.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia JC, estou me formando em arquitetura no ano que vem e venho desenvolvendo um trabalho de revitalização para essa área com restauro dos galpões que sediaram o antigo Curtume de Mauro Timoni. Gostaria de conversar com o responsável pelas matérias e convidá-lo a acompanhar as possíveis soluções para esse lugar, e está fora de questão a demolição de qualquer prédio existente, pois isso é história, nossa história, e possui valor que a cidade de Rio Claro desconhece. Entre em contato comigo. Obrigado!

Qual sua opinião? Deixe um comentário: